CI

Encontro quer reconstruir setor abelheiro do RS

142 criadores de abelhas relataram a perda de cerca de 13 mil colmeias


 “As ocorrências climáticas que afetaram mais de 90% dos quase 500 municípios do Rio Grande do Sul"  “As ocorrências climáticas que afetaram mais de 90% dos quase 500 municípios do Rio Grande do Sul" - Foto: Pixabay

As abelhas são polinizadores essenciais e sua importância é indiscutível. Há uma crescente preocupação sobre a coexistência das abelhas com o uso de agroquímicos nas lavouras. A apicultura é uma atividade econômica relevante pela produção de mel e derivados, benéficos para humanos e outras espécies. César Souza, presidente do Encontro Abelheiro, destaca a importância das abelhas para o equilíbrio dos ecossistemas e a vida. A segunda edição do evento, reunindo o setor de apicultura e meliponicultura, acontecerá de 27 a 29 de setembro de 2024, em Carazinho, RS.

 “As ocorrências climáticas que afetaram mais de 90% dos quase 500 municípios do Rio Grande do Sul na virada de abril para maio causaram danos irreversíveis em muitos locais de criação de abelhas. Houve mortes de enxames, danos em infraestrutura e perdas econômicas que ainda estão em fase de cálculos”, afirma Souza. “Vamos fazer uma força-tarefa junto a especialistas do segmento abelheiro visando levar conhecimento e informação para ajudar os criadores a refazerem seus enxames. Além disso, vamos buscar formas de conectar produtores com compradores de produtos oriundos das abelhas para também auxiliar do ponto de vista econômico”, comenta o promotor.

Um levantamento conduzido por Aroni Sattler, ex-professor da UFRGS e referência em apicultura no Rio Grande do Sul, revelou que 142 criadores de abelhas relataram a perda de cerca de 13 mil colmeias. Este número pode ser maior, pois alguns criadores não conseguiram avaliar todas as suas colmeias. 

O Encontro Abelheiro se compromete a apoiar os criadores afetados, adotando o tema “Coragem para Reconstruir” para incentivar a continuidade da atividade apícola. O evento deste ano incluirá uma reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Mel, além de palestras, oficinas práticas e rodadas de negócios. A iniciativa é organizada pela Védera em parceria com a União Carazinhense de Apicultores e Meliponicultores (Ucapi) e apoio do Sebrae.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.