Argumentos para bem-estar dos frangos de corte: perspectivas de Rubia Soares na CIWF
CIWF é uma organização focada no bem-estar animal

Rubia Soares é gerente Sênior de Negócios Alimentares
Em uma indústria definida por cadeias de suprimentos complexas e expectativas dos consumidores em constante evolução, a Gerente Sênior de Negócios Alimentares Rubia Soares está trabalhando para fazer a diferença. Atuando principalmente nas regiões da Ásia-Pacífico e da América Latina, Rubia trabalha para apoiar empresas em diversos setores da indústria de alimentos para fortalecer suas políticas e práticas de bem-estar dos frangos de corte.
Há cinco anos Rubia trabalha na Compassion in World Farming (CIWF), uma organização internacional de referência e dedicada ao bem-estar animal. O objetivo da CIWF é transformar a pecuária e reformular o sistema alimentar para beneficiar a vida dos animais, das pessoas e da saúde do planeta.
De profissional da indústria a defensora de mudanças
Com 15 anos de experiência prévia na indústria global de carnes, Rubia já trabalhou em diversos setores, incluindo processadoras de carne, importadoras, distribuidoras, empresas de comércio e varejistas. Ela compreende os desafios que as empresas enfrentam ao fazer a transição para práticas de bem-estar mais elevadas, mas também enxerga as oportunidades, como a melhoria no bem-estar animal, a maior qualidade dos produtos e o aumento da confiança do consumidor.
Rubia é graduada em Zootecnia pela Universidade de São Paulo, no Brasil, com especialização em produção, processamento e controle de qualidade de carnes. Posteriormente, obteve um MBA em Comércio Internacional, adquirindo um conhecimento aprofundado tanto dos aspectos técnicos quanto comerciais da indústria alimentícia.
Apesar de ter trabalhado muitos anos no comércio internacional, Rubia sempre manteve um forte compromisso com o bem-estar animal e desenvolveu um grande interesse pela produção ética e sustentável. Em 2012, inspirada pelo livro Farmageddon: The True Cost of Cheap Meat, de Philip Lymbery, CEO global da CIWF, que expõe os impactos da produção pecuária industrial, ela se engajou profundamente na missão da CIWF. Quando surgiu a oportunidade de se juntar à organização, ela não hesitou.
“Percebi que era hora de me reconectar com a paixão que me levou a me tornar Zootecnista”, reflete. “Estava determinada a me dedicar a melhorar o bem-estar animal e promover mudanças significativas na produção de alimentos.”
Rubia também é uma Oficial de Bem-Estar Animal certificada, treinada pela Universidade de Bristol e pela Animal Welfare Training Ltd, especializada no bem-estar de frangos de corte em todos os estágios de produção, incluindo incubação, granja, transporte e abate.
Rubia Soares / Divulgação
Uma abordagem prática para o bem-estar dos frangos de corte
Na CIWF, Rubia ajuda empresas do setor alimentar a enfrentar os desafios da melhoria do bem-estar dos frangos de corte em suas cadeias de suprimentos, orientando-as em mudanças de políticas, superando obstáculos e apoiando compromissos de longo prazo.
“Minha experiência na indústria de carnes me proporcionou um entendimento sólido sobre como funciona a cadeia de suprimentos dos frangos de corte e todos os elementos que precisam estar alinhados para transformar compromissos de bem-estar em progresso mensurável. Entendo os desafios enfrentados pelas empresas ao fazer mudanças, mas também vejo as oportunidades e soluções que tornam a produção de maior bem-estar uma opção viável”, explica.
Por que o ‘Better Chicken Commitment’ é importante?
Uma iniciativa importante que Rubia apoia ativamente é o Better Chicken Commitment (BCC). Esse conjunto de critérios com respaldo científico estabelece diretrizes claras para a produção responsável de frangos de corte e foi desenvolvido para abordar os principais problemas de bem-estar na criação convencional - raças de crescimento rápido, superlotação, falta de enriquecimento e métodos inadequados de atordoamento - e, ao mesmo tempo, garantir que as soluções permaneçam práticas, escalonáveis e economicamente viáveis.
“O que torna o BCC especialmente importante”, diz Rubia, “é sua base científica sólida. Ele fornece um modelo baseado em evidências para melhorar o bem-estar dos frangos de corte, ao mesmo tempo em que faz sentido do ponto de vista empresarial.”
Da esquerda para a direita: Laurent Opportune - Managing Director of Prosun Farm Co., Ltd. (Klong Phai Farm), Dr. Sureerat Phuvasate - Quality Assurance Manager at Betagro Group, Dr. Andrew Butterworth - Animal Welfare Training Ltd, e Rubia Soares - CIWF / Divulgação
Muitas empresas estão cada vez mais conscientes dos riscos reputacionais e financeiros associados a práticas de bem-estar precárias, incluindo interrupções na cadeia de suprimentos, crescente demanda dos consumidores por produtos de maior bem-estar e mudanças regulatórias em diversos mercados. O BCC ajuda as empresas a preparar suas cadeias de suprimentos para o futuro, adaptando-se às expectativas do mercado e assumindo um papel de liderança na produção alimentar ética.
“O BCC é viável e sustentável, fornecendo um caminho para que produtores e empresas do setor alimentício façam a transição sem comprometer sua rentabilidade”, acrescenta.
Rubia apoia as empresas na compreensão dos passos necessários para cumprir o BCC, compartilhando casos de sucesso, conectando-as com os parceiros certos e oferecendo orientação técnica para garantir que se sintam confiantes na transição.
Celebrando o progresso na indústria alimentícia
Além de oferecer suporte para melhorias nas políticas e cadeias de suprimentos das empresas do setor alimentício, a CIWF reconhece as empresas que tomam medidas concretas por meio do Good Farm Animal Welfare Awards, premiação anual que celebra empresas que fazem avanços significativos no bem-estar animal em suas cadeias produtivas.
“Na Compassion, focamos na colaboração positiva, e as premiações celebram as empresas que fazem a diferença ao atender a critérios-chave de bem-estar para os animais em suas cadeias de suprimentos dentro do prazo de cinco anos. Esse reconhecimento é extremamente motivador para a indústria – é a minha época favorita do ano”, afirma Rubia.
No ano passado, em Paris, a produtora brasileira de ovos Planalto Ovos foi reconhecida no programa de premiação da CIWF por seu compromisso com o bem-estar animal. A empresa recebeu o Good Egg Award, destacando seus esforços para melhorar as condições de produção das galinhas poedeiras, encerrando o uso de sistemas em gaiolas.
Da esquerda para a direita: Renata de Freitas Ferreira Mohallem - Analista da Qualidade, Daniel Mohallem - Diretor da Planalto Ovos Ltda, Rubia Soares - Gerente Sênior de Negócios Alimentares e Philip Lymbery - CEO Global da Compass / Divulgação
Olhando para o futuro: o que vem a seguir para o bem-estar dos frangos de corte?
Rubia imagina um futuro em que o bem-estar animal seja o pilar central de um sistema alimentar responsável e resiliente. “Ainda há um longo caminho a percorrer, mas cada passo adiante importa”, ressalta. “Vejo um futuro em que nossos sistemas alimentares sejam reinventados para priorizar o bem-estar dos animais, a saúde do nosso planeta e a resiliência das nossas comunidades. O trabalho dos vencedores de nossas premiações e dos adotantes do Better Chicken Commitment está promovendo mudanças reais em direção a esse futuro. Ainda há muito a ser feito, mas sou grata por contribuir para esse trabalho transformador por meio da minha função na Compassion.”
Se sua empresa deseja saber mais sobre a CIWF, entre em contato pelo e-mail: [email protected]
Sobre Rubia Soares
Rubia ingressou na Compassion para se reconectar com o motivo principal pelo qual se tornou Zootecnista e para se dedicar à produção ética e sustentável de produtos de origem animal. Ela possui graduação em Zootecnia pela Universidade de São Paulo (Brasil) e especialização em produção de carne, processamento e controle de qualidade de produtos alimentícios. Além disso, tem um MBA em Comércio Internacional e trabalha há 15 anos na indústria da carne, atuando em diferentes tipos de empresas, como processadoras de carne, importadoras e distribuidoras, empresas de comércio e varejistas.