Redução no custo de produção da soja em MT
A comercialização da soja para a próxima safra ainda avança lentamente
Segundo dados divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o custo de produção da soja para a safra 2024/2025 em Mato Grosso apresentou uma redução em maio de 2024. O Projeto Acapa-MT revelou que o custeio da temporada registrou um recuo de 1,67% em relação ao mês anterior, sendo estimado em R$ 3.962,44 por hectare.
Essa diminuição nos custos está associada principalmente à queda nos preços dos macronutrientes e defensivos agrícolas, que tiveram desvalorizações de 2,19% e 3,07% no comparativo mensal, respectivamente. Contudo, apesar da redução nos preços dos insumos, a comercialização da soja para a próxima safra ainda avança lentamente. Essa lentidão é atribuída à relação desfavorável entre o preço da soja e o custo de produção para o produtor. Atualmente, o preço médio ponderado da soja comercializada não cobre o custo operacional total (COT) em reais por saca, estimado em R$ 105,09 por saca.
Além disso, é importante destacar que o ritmo de aquisição de insumos nesta temporada está mais lento em comparação aos anos anteriores. Isso pode indicar um menor investimento por parte dos produtores e, com a aproximação da semeadura, pode resultar em atrasos na entrega dos produtos.