André Corrêa do Lago é anunciado como presidente da COP 30
A COP 30 será sediada pela primeira vez na Amazônia
O diplomata André Aranha Corrêa do Lago foi escolhido como presidente da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que acontecerá em novembro de 2025, em Belém, no Pará. A indicação foi anunciada nesta terça-feira (21) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Corrêa do Lago, atual secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, traz consigo uma trajetória de destaque nas negociações climáticas globais.
Com experiência como representante brasileiro em diversas conferências da ONU sobre o clima, o diplomata também foi embaixador do Brasil na Índia entre 2018 e 2023, período em que desempenhou um papel crucial para a implementação da política de uso de etanol em veículos no país asiático, inspirada no modelo brasileiro.
A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA) emitiu uma nota oficial elogiando a escolha de Corrêa do Lago e destacando sua capacidade de liderança. "A vasta experiência do embaixador em temas relacionados aos desafios das mudanças do clima não deixa dúvidas de que sua liderança trará excelentes resultados à COP do Brasil", afirmou a entidade. A UNICA também destacou o papel decisivo de Corrêa do Lago na declaração do acordo dos ministros do G20, realizada no Brasil no ano passado.
A COP 30, que será sediada pela primeira vez na Amazônia, é vista como uma oportunidade estratégica para que o Brasil demonstre sua liderança em soluções climáticas, como o etanol e outras fontes renováveis de energia. A UNICA enfatizou a importância da conferência para consolidar o país como referência global em sustentabilidade e inovação no setor energético.
Belém será o epicentro das discussões sobre o futuro climático do planeta, com a liderança de um diplomata amplamente reconhecido por sua capacidade de articulação e visão estratégica.