CI

Curuquerê exige controle no algodão

O manejo pode ser feito com o uso de inseticidas



Foto: Embrapa

A presença do curuquerê-do-algodoeiro (Alabama argillacea) nas lavouras tem exigido atenção dos produtores, especialmente nas fases iniciais do desenvolvimento da cultura. Segundo o engenheiro agrônomo Lucas Barros, em artigo publicado no blog da Aegro, práticas culturais inadequadas contribuem diretamente para o surgimento da praga. “O dano dessa praga pode ser observado no início de desenvolvimento da cultura do algodão em decorrência de práticas culturais mal executadas, como por exemplo a não destruição de plantas de algodão da safra anterior”, alerta.

As lagartas apresentam coloração variável, geralmente com listras longitudinais, escurecendo em casos de alta infestação. Na fase adulta, as mariposas são de coloração marrom avermelhada e têm hábitos noturnos.

Os ataques provocam desfolha nas plantas, afetando diretamente o limbo foliar. A severidade da desfolha está relacionada à densidade populacional da praga e pode atingir níveis totais, caso não haja controle adequado. A tolerância média considerada aceitável é de até 25% de desfolhamento em qualquer fase de desenvolvimento. A partir desse limite, o controle químico ou biológico é recomendado.

“As condições favoráveis para sua ocorrência são temperaturas elevadas e após períodos chuvosos”, explica Barros.

O manejo pode ser feito com o uso de inseticidas reguladores de crescimento e biológicos. Além disso, a liberação massal da microvespa Trichogramma pretiosum, parasitoide de ovos, tem se mostrado uma alternativa viável e eficiente. “A liberação massal de T. pretiosum pode ser feita uma vez por semana ou a cada cinco dias na dose de 100.000 a 120.000 parasitoides por hectare assim que se observar a presença da praga no campo”, orienta.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.