CI

"Explosão" do etanol impulsiona alta no consumo de milho

Atualmente, 25 usinas de etanol de milho estão em operação no país



Atualmente, 25 usinas de etanol de milho estão em operação no país Atualmente, 25 usinas de etanol de milho estão em operação no país - Foto: Pixabay

Segundo análise de Joana Colussi, Gary Schnitkey e Nick Paulson da Universidade de Illinois , o crescimento acelerado da produção de etanol à base de milho está transformando o destino do cereal no Brasil. Tradicionalmente voltado à exportação, o milho brasileiro tem sido cada vez mais consumido internamente, impulsionado principalmente pelos setores de proteína animal e biocombustíveis. 

O processamento de milho para etanol saltou de 406.400 toneladas para 18.338.800 toneladas entre 2015/16 e a safra atual, representando 15% da produção nacional. Paralelamente, o consumo total interno aumentou 53% na última década, somando 87.884.000 toneladas em 2024/25. A maior fatia, cerca de 64.516.000 toneladas, é destinada à pecuária, especialmente à avicultura — setor em que o Brasil lidera as exportações globais. Já o uso industrial, alimentício e para sementes, incluindo o etanol, responde por outros 23.495.000 toneladas.

Atualmente, 25 usinas de etanol de milho estão em operação no país, com 15 em construção, concentradas principalmente na região Centro-Oeste, com destaque para Mato Grosso. A produção brasileira desse biocombustível saltou de 140 milhões para 8,2 bilhões de litros desde 2015/16 e deve chegar a 10 bilhões até 2025/26, o equivalente a quase um terço da produção total de etanol no país. Esse avanço é favorecido pelo crescimento da segunda safra, a safrinha, que já representa cerca de 80% do milho colhido no Brasil.

Com a demanda aquecida, os preços internos também reagiram. Em março, a cotação em Paranaguá (PR) superou R$ 37 por bushel, a maior em três anos. A tendência é de continuidade nesse movimento, impulsionada por novas plantas, políticas de incentivo ao uso de etanol e a aposta do país em liderar a produção de biocombustíveis sustentáveis. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.