Argentina: condições climáticas favoráveis para safras de verão
Chuvas esparsas atingiram as principais regiões agrícolas
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou, na última terça-feira (31), o boletim semanal Weekly Weather and Crop Bulletin, destacando condições climáticas favoráveis para as lavouras de verão na Argentina. De acordo com o relatório, chuvas esparsas atingiram as principais regiões agrícolas, mantendo a umidade do solo adequada para o desenvolvimento das culturas.
A precipitação variou entre 10 e 25 mm em grande parte das áreas produtoras, com volumes mais elevados em San Luis, no norte de Córdoba e no oeste de Santa Fé. As condições das culturas de verão foram avaliadas como boas a muito boas, especialmente para plantações em estágio vegetativo no sul e para lavouras em floração e enchimento no norte do país.
Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo
No entanto, o clima permaneceu predominantemente seco na região sul de Buenos Aires, o que favoreceu a colheita de trigo e cevada. A ausência de chuvas nessa área contribuiu para o avanço dos trabalhos no campo, garantindo bons resultados na colheita dos grãos. Temperaturas Dentro da Normalidade
As temperaturas registradas na última semana ficaram próximas à média histórica na região oeste da Argentina, enquanto no leste ficaram até 4°C abaixo do normal. Em grande parte das áreas agrícolas, os termômetros marcaram máximas entre 30°C e 35°C, proporcionando condições adequadas para o desenvolvimento das lavouras, conforme o boletim.