Broca da raiz ameaça lavouras em áreas úmidas
Broca da raiz exige controle integrado

A presença da broca da raiz (Eutinobothrus brasiliensis) tem gerado preocupação entre produtores rurais, especialmente em áreas úmidas e de baixada, onde as condições favorecem o desenvolvimento da praga. O inseto ataca diretamente a base das plantas, abrindo galerias na região do colo, o que compromete o crescimento e pode levar à morte da planta.
De acordo com o engenheiro agrônomo Lucas Barros, em artigo publicado no Blog Aegro, “as fêmeas criam orifícios e depositam seus ovos nesses locais, o que dá início ao ciclo da praga”.
A ação da broca da raiz afeta principalmente plantas jovens, que apresentam sintomas como murchamento. Em plantas mais desenvolvidas, o problema pode ser identificado pelo avermelhamento e pela perda de turgor das folhas.
Barros destaca que o manejo inadequado de restos culturais é um dos fatores que favorecem a infestação. “Solo úmido e áreas de plantio direto e que não faz a destruição de restos culturais favorece o surgimento da praga”, afirmou o agrônomo.
Para o controle da praga, o especialista recomenda uma abordagem que combine diferentes estratégias. “O controle da broca da raiz pode ser realizado integrando os métodos culturais e químico”, explicou.