Colheita da 1ª safra de feijão se aproxima do fim
O preço médio da saca de 60 quilos registrou um aumento de 0,84% na semana no RS

De acordo com o boletim conjuntural da Emater/RS-Ascar, divulgado nesta quinta-feira (13), a colheita da primeira safra de feijão no Rio Grande do Sul está na fase final nas regiões que adotam o sistema de duas safras.
Nos Campos de Cima da Serra, onde o plantio ocorre mais tarde, as lavouras semeadas após o cultivo de batata estão em desenvolvimento vegetativo, enquanto aquelas plantadas após os cereais de inverno se encontram em floração e enchimento de grãos. O calor intenso, com temperaturas chegando a 35°C, tem impactado as lavouras em floração, aumentando o risco de abortamento das flores.
Na região de Ijuí, 90% da colheita já foi concluída, com produtividade reduzida para 1.250 kg/ha nas últimas operações. Já na região de Pelotas, cerca de 60% da área plantada foi colhida, com produtividade variando entre 1.200 e 1.500 kg/ha, chegando a 1.800 kg/ha em algumas lavouras.
O plantio da segunda safra de feijão segue em andamento, apesar das restrições hídricas. Estima-se que 45% da área prevista já tenha sido semeada. As chuvas do dia 5 de fevereiro favoreceram o avanço das operações e beneficiaram lavouras em estágios iniciais.
Atualmente, 92% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo, enquanto 6% estão em floração e 2% na fase de formação dos legumes. A área estimada para a safra 2024/2025 é de 18.863 hectares, com produtividade projetada em 1.572 kg/ha.
Na região de Ijuí, a semeadura avançou rapidamente com a conclusão da colheita do milho, sendo beneficiada pelo uso de irrigação. Já em Soledade, as chuvas recentes permitiram a retomada do plantio, que alcançou 50% da área planejada. No Alto da Serra do Botucaraí, a maior parte das lavouras ainda aguarda volumes mais significativos de chuva para que a semeadura avance.
O preço médio da saca de 60 quilos registrou um aumento de 0,84% na semana, segundo a Emater/RS-Ascar. O valor passou de R$ 222,50 para R$ 224,38.