CI

Aditivos palatabilizantes na suplementação de bovinos

Fonseca explica que os palatabilizantes atuam por meio da estimulação sensorial



Fonseca explica que os palatabilizantes atuam por meio da estimulação sensorial Fonseca explica que os palatabilizantes atuam por meio da estimulação sensorial - Foto: Divulgação IMA

Ao tornar os suplementos mais atrativos ao paladar e olfato dos animais, os aditivos palatabilizantes têm ganhado espaço na nutrição de bovinos por seu potencial de melhorar o comportamento alimentar e, consequentemente, a produtividade. De acordo com o zootecnista Victor Fonseca, coordenador técnico de bovinos da MCassab Nutrição e Saúde Animal, esses ingredientes ajudam a minimizar a variação de consumo de suplemento entre os animais de um mesmo lote, promovendo uma ingestão mais uniforme de nutrientes.

Fonseca explica que os palatabilizantes atuam por meio da estimulação sensorial, facilitando a transmissão de informações entre língua e cérebro. Isso torna os suplementos mais atrativos, aumentando a frequência de visitas ao cocho e prolongando o tempo de alimentação dos animais. A aplicação desses aditivos pode beneficiar diversas categorias de bovinos, desde bezerros recém-desmamados até animais em fase de terminação, contribuindo para um melhor desempenho zootécnico.

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Teerã, no Irã, demonstrou que bezerros suplementados com palatabilizante de sabor doce apresentaram maior consumo de matéria seca em comparação aos que receberam sabores salgado, amargo ou azedo. Segundo Victor, esse tipo de resultado reforça a hipótese de que os palatabilizantes podem atenuar sabores indesejáveis em suplementos com ingredientes menos palatáveis, reduzindo seu impacto negativo no consumo.

“Em um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Teerã, localizada no Irã, foi avaliado o efeito de diferentes sabores de palatabilizantes (salgado, doce, amargo e azedo) em relação ao consumo de matéria seca (CMS) de bezerros holandeses antes do desmame. Sendo assim, apesar de não ter sido avaliado nesse estudo, um possível benefício do uso de palatabilizantes possa estar relacionado a minimização da magnitude do sabor menos atraente na característica sensorial de um suplemento formulado com ingredientes menos palatáveis, e por sua vez, essa menor proeminência do sabor menos atraente possa aliviar seu efeito negativo no consumo deste suplemento", acrescenta Victor.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.