CI

Projeções da ABIOVE indicam safra recorde de soja

Esmagamento foi revisado para 55 milhões de toneladas



Foto: Pixabay

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) divulgou novos números que reafirmam o protagonismo do Brasil no mercado global do complexo da soja. Segundo informações da entidade, a produção de soja para 2025 deve atingir o recorde de 171,7 milhões de toneladas, impulsionando também o esmagamento, estimado em 57,1 milhões de toneladas.

Exportações em números históricos

O desempenho no mercado externo promete ser um dos grandes destaques, com projeções de exportação de 106,1 milhões de toneladas de soja em grãos, número que representaria um novo patamar histórico. O farelo de soja também deve ter um ano promissor, com 22,9 milhões de toneladas exportadas, enquanto o óleo de soja deve alcançar 1,05 milhão de toneladas no comércio internacional.

Apesar do forte desempenho nas exportações, a ABIOVE aponta para uma alta nas importações de óleo de soja, que podem somar 200 mil toneladas em 2025, reflexo de ajustes necessários ao mercado interno.

Balanço de 2024: crescimento moderado e consistência

Os dados consolidados de 2024 também trouxeram sinais positivos. A produção de soja foi de 153,5 milhões de toneladas, representando um aumento leve de 0,1% em relação ao ciclo anterior. O esmagamento foi revisado para 55 milhões de toneladas, um avanço de 0,9%, puxando a produção de farelo de soja para 42,5 milhões de toneladas, alta de 1,9%. Já o óleo de soja teve crescimento tímido de 0,5%, totalizando 11,05 milhões de toneladas.

Processamento e exportações no fim de 2024

No mês de novembro, o volume processado foi de 4,1 milhões de toneladas, marcando uma redução de 6,8% em relação a outubro. Contudo, em comparação a novembro de 2023, o processamento teve um salto de 7,9%. No acumulado de 2024, o aumento registrado foi de 1,8% frente ao mesmo período do ano anterior.

As exportações também cresceram de forma expressiva. Até novembro, o Brasil embarcou 98,8 milhões de toneladas de soja em grãos. O farelo de soja teve 23,1 milhões de toneladas exportadas, enquanto o óleo de soja atingiu 1,4 milhão de toneladas, refletindo a forte demanda global.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.