Otimização das manobras na colheita de cana-de-açúcar
Estudo tratou do tema
O Laboratório de Máquinas e Mecanização Agrícola (LAMMA) anunciou, no início de 2025, a publicação do artigo "Optimization of Auxiliary Vehicle Maneuvering in Mechanized Sugarcane Harvesting: Productivity and Sustainability" na revista científica AgriEngineering (2025, 7(2), 25). O estudo foi conduzido pelo Rouverson Silva Research Group, composto por uma equipe de especialistas, e focou na otimização das manobras de veículos auxiliares, como os vagões transbordo, durante a colheita mecanizada da cana-de-açúcar.
A pesquisa revelou que as melhorias nas manobras desses veículos resultaram em um aumento considerável na produtividade da colheita, ao mesmo tempo em que contribuíram para a redução da compactação do solo, um problema frequente em áreas com intensa movimentação de máquinas. O estudo também demonstrou que a adoção de técnicas otimizadas, especialmente em terrenos planos, proporcionou um retorno econômico mais favorável, aliado a um impacto ambiental reduzido. Esses resultados destacam a relevância de conciliar eficiência operacional com práticas sustentáveis no setor agrícola.
O trabalho foi assinado por Lígia Negri Corrêa, Adão Felipe dos Santos, Carlos Eduardo Angeli Furlani, Glauco de Souza Rolim, Igor Cristian de Oliveira Vieira, Breno dos Santos Silva, Frederico Luiz Siansi e Rouverson Pereira da Silva. A publicação está disponível na edição 7(2) de AgriEngineering de 2025 e representa um avanço significativo nas práticas de mecanização agrícola, com um impacto direto na produtividade e na sustentabilidade das operações de colheita de cana-de-açúcar.