CI

 Manejo nutricional ajuda a mitigar calor na avicultura  

"O ideal para as aves é quando a temperatura está entre 18oC e 24oC"



"O ideal para as aves é quando a temperatura está entre 18oC e 24oC" "O ideal para as aves é quando a temperatura está entre 18oC e 24oC" - Foto: Divulgação

O verão impõe desafios significativos para a avicultura brasileira, especialmente devido ao estresse térmico que afeta o desempenho das aves. Segundo a zootecnista Suellen Gazzola, da Auster Nutrição Animal, a temperatura ideal para as aves varia entre 18°C e 24°C. Acima desse patamar, ocorre uma redução no consumo de ração, impactando o desenvolvimento, a conversão alimentar e a qualidade dos ovos, podendo levar a uma queda de até 12% na produção, conforme a Embrapa.   

"O ideal para as aves é quando a temperatura está entre 18oC e 24oC. Acima desse patamar, o estresse por calor começa a desestabilizar os animais e é necessário utilizar medidas para redução da temperatura ambiental, além de realizar outras ações de manejo das aves”, comenta. 

Para mitigar esses efeitos, Suellen recomenda ajustar os horários de alimentação, oferecendo ração nos períodos mais frescos do dia, além de garantir fornecimento constante de água fresca e de qualidade. O uso de flushing para limpeza das tubulações é essencial para evitar contaminações.   

A Auster Nutrição Animal oferece soluções como Intra Hydrocare, que elimina microrganismos dos bebedouros, e suplementos como Aela Power e PRIUS, para reposição energética, e Numia Super Casca e Numia Vitalis, ricos em vitaminas C e E, essenciais para enfrentar o calor. Além disso, monitoramento da temperatura dos galpões, umidade controlada e sistemas de ventilação são medidas fundamentais para a manutenção do bem-estar das aves. 

“Monitorar a temperatura dos galpões, manter a temperatura e a umidade interna nos padrões aceitáveis pelas aves, verificar a temperatura da água, dispor de sistemas de ventilação e nebulização estão entre as ações que também contribuem para o bom manejo das aves em temperaturas extremas”, pontua Suellen Gazzola.

 

  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.