CI

Clima frio impulsiona preços de banana e melancia

Clima influencia preços de hortaliças e frutas no CeasaMinas



Foto: Pixabay

As estratégias de precificação para o mercado de hortaliças e frutas podem ser baseadas em quatro características principais: custos, concorrência, oferta e demanda. O clima, influenciando diretamente esses fatores, é frequentemente a causa das variações nos preços dos alimentos. Os dados do boletim da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), juntamente com suas vinculadas – Emater-MG, Epamig e IMA – está monitorando os preços dos principais produtos comercializados no CeasaMinas, entreposto de Contagem. O objetivo é identificar o abastecimento alimentar no estado de Minas Gerais. A análise dos preços praticados permite identificar a oferta, a demanda e os possíveis impactos no abastecimento. A metodologia adotada compara os preços médios praticados no CeasaMinas, unidade Grande BH, na última quinzena (15/07/2024 a 26/07/2024). Este balanço responde à preocupação da sociedade frente à pandemia do novo Coronavírus e será atualizado e publicado semanalmente.

Na comparação dos preços médios das principais frutas comercializadas no entreposto de Contagem do CeasaMinas, entre a semana de 08 a 12 de julho e a semana de 15 a 19 de julho, maçã e mamão registraram estabilidade nos preços. Entre as frutas analisadas, banana e melancia apresentaram elevação das cotações:

Banana: Devido à baixa oferta, os preços continuam em alta.

Melancia: A baixa oferta da melancia, causada pelo menor consumo devido ao clima mais frio, resultou em uma melhoria nos preços da fruta. Por outro lado, o abacaxi, o coco-verde, a laranja, o limão, a manga e a uva apresentaram queda nos valores de venda, conforme o levantamento realizado.

Manga: A colheita antecipada da manga, fora do período de maturação, aumentou a oferta da fruta, contribuindo para a redução dos preços.

Limão: A demanda enfraqueceu devido às baixas temperaturas, refletindo em uma queda nos preços.

Uva: A maior oferta de uva no mercado resultou em uma retração nos preços.

Este monitoramento contínuo é essencial para entender as dinâmicas de oferta e demanda e para tomar medidas que garantam o abastecimento regular de alimentos no estado de Minas Gerais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.