CI

São Paulo aprova fundo para fortalecer sanidade animal

“SP ficou livre da febre aftosa, em uma conquista sanitária histórica em 2023"



“SP ficou livre da febre aftosa, em uma conquista sanitária histórica em 2023" “SP ficou livre da febre aftosa, em uma conquista sanitária histórica em 2023" - Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou a criação do Fundo de Defesa Estadual da Sanidade Animal (Fundesa), voltado para atender emergências sanitárias na pecuária, como casos de febre aftosa. A medida, proposta pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento por meio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), busca proteger o setor produtivo e garantir ressarcimento aos pecuaristas em situações de crise.

O Fundesa será financiado pelos próprios produtores, com contribuições baseadas no número de cabeças de gado. Esse modelo público-privado será administrado por um conselho gestor, que incluirá representantes dos setores público e produtivo, garantindo transparência e eficiência na gestão dos recursos.

Com custo de administração reduzido, o fundo destinará seus recursos exclusivamente para indenizações, consolidando a segurança jurídica e sanitária da produção de carne em São Paulo. O objetivo é fortalecer o setor, facilitar o acesso a novos mercados internacionais e ampliar a competitividade da cadeia produtiva.

“SP ficou livre da febre aftosa, em uma conquista sanitária histórica em 2023. Agora, o Fundesa traz segurança jurídica e alimentar, com o próprio setor se financiando com um valor baixíssimo, bem mais baixo do que a vacina, fora a mão de obra e o manejo de aplicação. O Fundo vai ter toda a participação do setor produtivo”, destaca o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.

“O Fundesa representa um avanço histórico no apoio aos pecuaristas e uma resposta às necessidades do setor produtivo. A segurança jurídica que ele proporciona fortalece nossa capacidade de resposta a crises sanitárias, protegendo a produção local”, afirma Luiz Henrique Barrochelo, médico-veterinário e coordenador da Defesa Agropecuária.
 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.