CI

A Arte do Agronegócio pelo olhar do cineasta Nando Dias Gomes

Agro brasileiro ganha uma nova perspectiva quando através das lentes de Nando Dias



Foto: Divulgação

O agronegócio brasileiro, frequentemente associado a plantações e criações em larga escala, ganha uma nova perspectiva quando olhado através das lentes de Nando Dias Gomes. Cineasta com uma trajetória iniciada em 1995, Nando tem se destacado como um contador de histórias que vai além do óbvio, revelando a complexidade humana e cultural de um setor vital para o país. A relação de Nando com o agronegócio nasceu de um encontro inesperado com as paisagens e histórias do Mato Grosso. “Encontrei um universo muito diferente do que eu imaginava. Era preciso mostrar esse Brasil do agro”, afirma ele.

Foi durante a filmagem da série de documentários para a TV, “Mulheres e Homens da Terra”, que Nando mergulhou pela primeira vez neste universo, percorrendo milhares de quilômetros em uma caminhonete com a sua equipe pelo interior do Brasil, visitando dezenas de fazendas, Filmando a história de mais de 50 personagens. “Quando mergulhei de cabeça no universo do agronegócio brasileiro, percebi que ali estaria o meu propósito: Contar estas histórias para o mundo através da arte do cinema”, afirma Nando”.

*Quando a Voz da Terra Fala ao Coração*

O projeto “Quando Ouvia a Voz da Terra”, que narra a trajetória e o trabalho da pecuarista Carmen Perez, é a síntese dessa visão. No documentário, Nando mistura narrativa artística e elementos subjetivos para revelar a essência humana por trás do agronegócio. Mais do que mostrar plantações ou criações, ele explora as emoções e as histórias das pessoas que fazem o agro acontecer. O objetivo é quebrar barreiras e unir espectadores de diferentes origens ao redor de um ponto comum: a humanidade compartilhada nas terras brasileiras. “A gente vive no mesmo planeta, com os mesmos medos, anseios, dores e felicidades. No projeto Quando Ouvi a Voz da Terra, busco uma visão poética da produção, levando o agro adiante das plantações ou mesmo das criações no Brasil que muitos brasileiros não conhecem”, explica o cineasta.

O resultado são filmes que desafiam estereótipos e convidam o público a mergulhar em um universo tão fascinante quanto desconhecido para a massa que mora nos grandes centros urbanos. *O Futuro da Comunicação no Agro* Com projetos como “Quando Ouvia a Voz da Terra”, Nando abre caminho para que o agro brasileiro conquiste não apenas os mercados, mas também os corações, levando às telas um Brasil diverso, humano e surpreendente. Ao apostar na arte como ponte, ele reforça a ideia de que histórias bem contadas têm o poder de transformar percepções e aproximar realidades. “O fato é passageiro, mas uma história bem contada se eterniza”, finaliza.

"Um Outro Olhar" é a terceira fase do projeto "Quando Ouvi A Voz da Terra" e o diretor está confiante na estreia do conteúdo para streaming, tornando-o mais acessível. Assista e Mergulhe Nesse Universo: https://www.youtube.com/watch?v=dvbzQvISiTE

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.