CI

Tecnologia de ponta no campo: Vinitaly expõe maquinário para viticultura

Mostra reúne desde veículos de nova geração até robôs especializados



Foto: Divulgação

Os principais tipos de maquinário utilizados no trabalho com vinhedos estão em exposição na Vinitaly. A mostra reúne desde veículos de nova geração até robôs especializados, que garantem a produção de vinhos de alta qualidade. Pela primeira vez, a Vinitaly conta com uma área inteiramente dedicada à viticultura. A seção, localizada no espaço institucional do Ministério da Soberania Alimentar, Agricultura e Florestas, apresenta diferentes tipos de máquinas agrícolas, demonstrando o quanto a tecnologia é essencial no campo para produzir vinhos de excelência.

Idealizada pela FederUnacoma – a federação italiana de fabricantes de máquinas agrícolas –, a exposição recria um vinhedo em escala real e apresenta 11 tipos de veículos, incluindo tratores especializados, equipamentos para pulverização e colhedoras de uvas. A mostra destaca a mecanização completa da viticultura, com máquinas cada vez mais sofisticadas, capazes de monitorar a saúde das plantações, aplicar tratamentos sustentáveis e realizar colheitas com cuidado, preservando as propriedades das frutas.

A robótica e os sistemas digitais avançados também ganham destaque na produção de uvas. Três robôs para proteção e manutenção das lavouras estão expostos em Verona, demonstrando sua capacidade de avaliar necessidades específicas e atuar de forma autônoma e eficiente.

“A indústria italiana é líder mundial em tecnologias para vinhedos e culturas especializadas”, afirmou a presidente da FederUnacoma, Mariateresa Maschio. “Isso se deve ao seu desenvolvimento em contato direto com as vinícolas e com as tradições únicas dos territórios de produção.”

De Langhe, no Piemonte, às colinas da Toscana, passando pelos vales do Vêneto e Trentino até as costas da Apúlia e da Sicília, a indústria italiana de máquinas agrícolas desenvolveu um amplo know-how, hoje valorizado também nos mercados internacionais. “Atualmente, em todas as partes do mundo, a viticultura de qualidade utiliza máquinas italianas”, reforçou Maschio. “Essa é uma missão que precisa ser promovida e defendida com empenho.”

Segundo a diretora-geral da FederUnacoma, Simona Rapastella, a federação tem trabalhado em parceria com o Ministério em diversas iniciativas que valorizam o papel da mecanização nas cadeias agroalimentares e informam o público sobre os veículos ‘made in Italy’. “Após as exposições em Siracusa, durante a cúpula do G7 da Agricultura, e em Roma, nas celebrações dos tratados que deram origem à União Europeia, a mostra em Verona representa uma nova oportunidade para ressaltar a forte relação entre tecnologia agrícola e qualidade dos produtos finais”, completou.

“A mensagem que queremos transmitir é que o setor agroindustrial funciona como uma verdadeira cadeia de suprimentos”, concluiu Rapastella. “E sua força está na capacidade de se apresentar de forma coesa e até mesmo influenciar políticas públicas eficazes para o setor.”

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.