RS: chuvas devem causar novo 'repique' e atrasar retorno dos rios aos níveis normais
Precipitações podem ultrapassar os 120 a 170 mm
O estado do Rio Grande do Sul se prepara para enfrentar uma frente fria que trará chuvas intensas nos próximos dias. De acordo com Gabriel Rodrigues, meteorologista do Portal Agrolink, as precipitações podem ultrapassar os 120 a 170 mm em algumas regiões do sudeste gaúcho entre quarta (22) e sexta-feira (24). Este volume de chuva, que corresponde ao esperado para o mês inteiro, ocorrerá em um curto período de pouco mais de dois dias, o que gera grande preocupação.
"Essa previsão vem se consolidando ao longo das últimas atualizações, mantendo esse quadro de atenção para o estado gaúcho", afirma Rodrigues. A formação da frente fria deve causar elevações significativas nos níveis de alguns rios, como o Jacuí, especialmente nos setores do centro e sul do estado, além do Rio Camacuã no sudeste e do Rio Ibicuí no sudoeste.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
As chuvas estão previstas para iniciar nesta quarta-feira (22), com a quinta-feira sendo o dia de maior atenção devido aos volumes mais intensos de precipitação esperados. "Esse efeito de 'repique' no nível dos rios deve ser muito semelhante ao ocorrido no último final de semana, atrasando o retorno à normalidade nos níveis dos rios", alerta o meteorologista.