CI

Brasil suspende eventos com aves por 180 dias

Objetivo é reduzir o risco de propagação da doença



Foto: Divulgação

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou novas medidas preventivas para evitar a entrada e a disseminação da influenza aviária de alta patogenicidade na avicultura comercial brasileira. Segundo informações divulgadas pelo Mapa, a Portaria nº 782, publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (27), determina restrições rigorosas para eventos que envolvem aglomeração de aves.

A nova norma suspende, em todo o território nacional, a realização de exposições, torneios, feiras e outros eventos com aves. O objetivo é reduzir o risco de propagação da doença, que tem apresentado novos focos na América do Sul. A flexibilização dessas restrições só poderá ocorrer com autorização do Serviço Veterinário Estadual, mediante avaliação epidemiológica e plano de biosseguridade aprovado.

Outra medida estabelecida é a proibição da criação de aves ao ar livre, sem proteção na parte superior dos piquetes, em estabelecimentos registrados. A determinação tem validade imediata e vigorará por 180 dias, com possibilidade de prorrogação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.