Fim de semana será marcado por calor intenso e risco de incêndios no Brasil
Previsão é de que o clima seco e as temperaturas extremas permaneçam
Segundo o meteorologista Gabriel Rodrigues, do Portal Agrolink, uma frente fria está se deslocando para o Oceano, levando as chuvas e uma massa de ar frio que poderá reduzir as temperaturas em partes da Região Nordeste, principalmente nas manhãs de sábado e domingo. No entanto, a previsão é de que o clima seco e as temperaturas extremas permaneçam no Centro-Norte do Brasil, agravando a seca prolongada e aumentando os riscos de incêndios.
As condições de chuva serão mínimas em grande parte do país neste fim de semana, com poucas precipitações concentradas no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro. Os volumes não devem ultrapassar 10 mm, e a presença de nuvens será maior no Espírito Santo e no Leste do Paraná, mas sem grandes chances de chuvas.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
Já no domingo, uma nova frente fria poderá surgir no extremo Sul do Rio Grande do Sul, mas dificilmente avançará para outras regiões do estado. As temperaturas no amanhecer desta sexta-feira foram baixas no Sul, mas devem subir gradativamente nos próximos dias. No Leste de Minas Gerais e no Centro-Sul da Bahia, as temperaturas podem cair, com a possibilidade de registros abaixo de 10°C no amanhecer de domingo. No entanto, o aquecimento será rápido, resultando em dias de grande amplitude térmica.
O cenário é preocupante no Centro-Norte do Brasil, com a continuidade das altas temperaturas e a baixa umidade. Regiões como Mato Grosso, Goiás, Rondônia e Tocantins poderão registrar índices de umidade abaixo de 10%, agravando o risco de focos de incêndios. O calor será intenso, com projeções de temperaturas acima dos 38°C no Noroeste do Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina e Oeste do Paraná. No Centro-Oeste e na Amazônia, os termômetros poderão atingir 40°C.