CI

China amplia importações de soja dos EUA em março

Os números do primeiro trimestre ilustram bem a inversão temporária na liderança



Os números do primeiro trimestre ilustram bem a inversão temporária na liderança Os números do primeiro trimestre ilustram bem a inversão temporária na liderança - Foto: Leonardo Gottems

As importações chinesas de soja dos Estados Unidos aumentaram 12% em março em relação ao mesmo mês de 2024, totalizando 2,44 milhões de toneladas, segundo dados da Administração Geral das Alfândegas da China. Esse volume representa cerca de 73% do total importado no mês e reflete compras antecipadas feitas no final do ano passado por processadores preocupados com uma possível retomada de tensões comerciais entre os dois países. A analista Rosa Wang, da consultoria JCI, baseada em Xangai, destaca que os negócios foram motivados por temores sobre uma eventual volta de Donald Trump ao poder, o que poderia reacender a guerra comercial.

Apesar da recuperação das importações norte-americanas, o Brasil deve reassumir a dianteira no fornecimento à China nos próximos meses. Os embarques brasileiros em março caíram 69% na comparação anual, somando apenas 950 mil toneladas – ou 27% do total. A queda foi atribuída a atrasos na colheita, que já começa a ganhar ritmo em abril, com projeções otimistas devido à safra recorde esperada para 2025.

Os números do primeiro trimestre ilustram bem a inversão temporária na liderança: os EUA exportaram 11,6 milhões de toneladas de soja para a China entre janeiro e março, uma alta de 62% em relação ao ano anterior. Já o Brasil enviou apenas 4,5 milhões de toneladas, uma queda de 55%. Com isso, os norte-americanos ficaram com 68% do mercado chinês no período, frente a 26% do Brasil, segundo cálculos da Reuters.

Para o segundo trimestre, analistas projetam uma reviravolta. A expectativa é que a China importe um volume recorde de 31,3 milhões de toneladas entre abril e junho, impulsionada pelos grãos brasileiros recém-colhidos. A tendência aponta para uma nova retomada da liderança do Brasil no maior mercado importador de soja do mundo.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.