Preço do café sobe e impulsiona Índice Agropecuário
IPPA registrou aumento de 0,3% em 2024

O Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/CEPEA) registrou um leve aumento de 0,3% em 2024, segundo o boletim informativo do Cepea. O desempenho foi puxado pela forte valorização do IPPA-Hortifrutícolas (30,6%) e do IPPA-Cana-Café (9,8%), além da alta de 2,3% no IPPA-Pecuária. No entanto, a queda de 6,8% no IPPA-Grãos limitou um crescimento maior do índice geral.
A valorização cambial teve impacto significativo sobre os preços internacionais dos alimentos, que subiram 9,6% em Reais, impulsionados por uma taxa de câmbio nominal 7,9% maior. Já o IPA-OG-DI Produtos Industriais registrou leve alta de 0,7%.
Em dezembro, o IPPA/CEPEA se manteve praticamente estável em relação a novembro (-0,1%). O destaque foi a alta de 8,7% no IPPA-Cana-Café, enquanto os demais grupos registraram quedas: IPPA-Grãos (-0,8%), IPPA-Pecuária (-3,3%) e IPPA-Hortifrutícolas (-0,9%). No mesmo período, os preços agropecuários caíram frente aos industriais da economia brasileira, com o IPA-OG-DI avançando 1,3%.
No cenário internacional, a taxa de câmbio teve alta de 5% em dezembro, elevando em 6,3% as cotações dos alimentos em moeda nacional, conforme dados do FMI. Pesquisadores do Cepea indicam que, apesar das oscilações recentes, há uma tendência de convergência dos preços agropecuários no longo prazo, após anos de forte valorização doméstica.