CI

Evento debaterá normatização de EPIs

Os EPIs agrícolas são essenciais para proteger os trabalhadores



Os EPIs agrícolas são essenciais para proteger os trabalhadores Os EPIs agrícolas são essenciais para proteger os trabalhadores - Foto: Divulgação

Na próxima quinta-feira, 27 de março, Hamilton Ramos, coordenador do programa IAC-Quepia de Qualidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) na Agricultura, abordará o tema “EPI agrícola e a importância da normatização”. O evento, transmitido online, contará com a participação dos empresários Marcelo Macedo, da AZR EPI, e Rafael Franco, da Tecmater EPI, fabricantes referenciados de EPIs para a agricultura. A iniciativa é organizada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Com mediação de Raul Casanova Júnior, diretor da Animaseg e superintendente do ABNT/CB32, o evento discutirá aspectos cruciais do setor de EPI agrícola, como legislação, fiscalização, inovações tecnológicas e a importância da pesquisa oficial para aprimorar a segurança no campo. O foco será a normatização para garantir a qualidade e eficiência dos EPIs, protegendo os trabalhadores rurais durante a aplicação de agroquímicos.

Os EPIs agrícolas são essenciais para proteger os trabalhadores no uso de defensivos, além de garantir a eficácia na aplicação de produtos para o controle de pragas e doenças. O programa IAC-Quepia, coordenado por Hamilton Ramos há 18 anos, se tornou referência global em estudos sobre segurança no uso desses equipamentos. Desde 2010, as pesquisas resultaram na redução das reprovações de qualidade de EPIs no Brasil, de 80% para menos de 20%.

Hamilton Ramos também é diretor do Centro de Engenharia e Automação (CEA) do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), que abriga o mais moderno laboratório da América Latina dedicado a EPIs para a agricultura, contribuindo para a segurança e a qualidade no setor.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.