Produção de algodão deve crescer 8% na Austrália
O algodão é uma das principais culturas de verão no leste da Austrália
Segundo o relatório World Agricultural Production (WAP) de janeiro, divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), na Austrália, a produção de algodão para a safra 2024/25 está estimada em 5,4 milhões de fardos de 480 libras. O volume representa um aumento de 8% em relação ao mês passado e ao ano anterior, além de estar 34% acima da média dos últimos cinco anos.
A área colhida deve atingir 600 mil hectares, crescendo 9% em relação ao levantamento anterior, 19% frente ao ciclo passado e 41% acima da média de cinco anos. Já a produtividade está estimada em 1.960 quilos por hectare, queda de 1% em relação ao mês anterior e de 9% na comparação anual, ficando 7% abaixo da média histórica.
Cerca de 86% da produção de algodão na Austrália utiliza irrigação, enquanto os 14% restantes dependem de chuvas sazonais. As condições climáticas foram favoráveis em novembro de 2024, com chuvas abundantes que aumentaram a capacidade dos reservatórios e garantiram umidade suficiente para o cultivo em sequeiro.
O algodão, juntamente com o sorgo, é uma das principais culturas de verão no leste da Austrália, concentrando-se em Nova Gales do Sul e Queensland. O plantio ocorre entre outubro e início de dezembro, com colheita programada para março e abril de 2025.