Saúva limão sulina
(Atta sexdens piriventris) Culturas Afetadas: Todas as culturas, Todas as culturas com ocorrência do alvo biológico
A saúva Atta sexdens piriventris constitui uma séria praga em sistemas agrosilvopastoris. Frequente na região Sul do país. Os ninhos são grandes e formados por várias câmaras. São insetos sociais, com várias castas.
Danos: Os prejuízos causados pelas formigas cortadeiras são consideráveis. Atacam quase todas as culturas, cortando folhas e ramos tenros, podendo destruir completamente as plantas. As formigas operárias causam grande desfolha principalmente em plantas jovens, sendo consideradas pragas secundárias em culturas estabelecidas. Em áreas de reflorestamente e pomares recém implantados, causam grandes danos, bem como em viveiros de mudas.
Controle: Pode-se fazer arações profundas nas panelas e a eliminação de poáceas (gramíneas) nativas, pois as formigas as usam para a criação do fungo que sustenta a colônia. O controle químico deve ser dirigido, visando a eliminação da rainha. Podem ser usados formicidas liquefeitos, iscas granuladas, pó ou através de termonebulização. A isca granulada dispensa o uso de aplicadores, já que as próprias formigas as carregam para o ninho.