Nematóide das galhas
Nematóide (Meloidogyne incognita) Culturas Afetadas: Alface, Algodão, Batata, Cacau, Café, Cana-de-açúcar, Cebola, Cenoura, Crisântemo , Feijão, Flores, Fumo, Hortaliças, Melão, Pepino, Soja, Todas as culturas com ocorrência do alvo biológico, Tomate, Tratamento de solo
Estes organismos, quando em densidade populacional alta, provocam nanismo, murcha e pouco desenvolvimento do tubérculo, afetando significativamente a produção. As espécies de
As principais hospedeiras desses organismos são as culturas agronômicas mais importantes e muitas plantas daninhas.
Danos: As plantas afetadas não apresentam sintomas aéreos, típicos da doença, nos locais onde há baixa densidade de nematóides, mas nota-se a redução da produção e o desenvolvimento apical deficiente.
No local onde o nematóide penetra e a partir de onde começa a alimentar-se ocorre a formação de células gigantes, ou seja, aumento de tamanho (hipertrofia) e multiplicação de células (hiperplasia). Observa-se, então, a formação de galhas de variados tamanhos, denominadas de pipoca. Quando a infestação é severa, os tubérculos são menores e ocorre baixa produção. O sistema radicular torna-se ineficiente na absorção de água e nutrientes, afetando o crescimento das plantas.
Quando a infestação é severa, as folhas murcham nos períodos mais quentes do dia.
Controle: O controle do nematóide do gênero Meloidogyne é muito dispendioso, principalmente devido ao fato de que a erradicação é praticamente impossível. O sucesso do controle em áreas infestadas depende de um conjunto de medidas associadas, visando principalmente reduzir o nível populacional e impedir a sua multiplicação.
Recomenda-se a utilização de mudas sadias e a limpeza das ferramentas e máquinas agrícolas antes de executar trabalhos nas áreas ainda não infestadas.
Executar adubação verde nas entrelinhas, utilizando plantas que inibem a reprodução, e retirar do campo as plantas daninhas hospedeiras dos nematóides.