CI

Mancha bacteriana

Mancha bacteriana (Xanthomonas perforans) Culturas Afetadas:

Xanthomonas perforans é uma bactéria gram-negativa, baciliforme, que pode formar cápsula e se movimenta através de flagelo polar. As epidemias são favorecidas por condições de alta umidade onde ocorre a disseminação, multiplicação, penetração e colonização do hospedeiro. Sua disseminação ocorre por respingos de água da chuva ou irrigação, e também por mudas ou sementes infectadas. A bactéria penetra na planta através dos estômatos ou ferimentos causados por equipamentos, ou danos causados pelo vento. Após a penetração, mesmo tendo a umidade do solo e do ar baixa, a bactéria se multiplica e provoca um leve amarelecimento seguida de necrose internerval nos folíolos.

Danos

A mancha bacteriana é favorecida em temperaturas entre 20°C e 30°C, tornando-se mais severas em locais onde ocorrem chuvas associadas a ventos fortes. Ataca todos os tecidos aéreos da planta causando a redução da produtividade, pois destrói o tecido foliar, derruba as flores e frutos em formação, além de ter a qualidade dos frutos comercializados comprometidos. Em condições de campo a doença pode causar perdas de até 52% na produção de tomate. Essa doença tem por sintomas lesões necróticas irregulares na parte aérea da planta, amarelecimento e morte da folhas, dando um aspecto de planta queimada.

Controle

Recomenda-se o uso de produtos registrados para a cultura/problema.

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.