Cercosporiose
(Cercospora abelmoschi) Culturas Afetadas: Quiabo
Sinônimo: Pseudocercospora abelmoschi
A cercosporiose é outra doença comum ao quiabeiro, porém apresenta importância secundária porque raramente causa sérios danos. Em condições de severidade alta, pode causar desfolha.
Danos: Este fungo causa manchas irregulares, sendo que na página inferior de tais lesões, é possível perceber um crescimento fuliginoso, de coloração olivácea e formato irregular na face abaxial, formadas pelas frutificações do fungo. Com a evolução da doença, estas manchas tornam-se amarronzadas, podendo afetar toda a área foliar e provocando a queda prematura da folha. Manchas de aspecto fuliginoso e formato irregular também podem ser observadas nos frutos.
Controle: Normalmente, a cultura do quiabeiro convive bem com a cercosporiose, o que justifica a não adoção de medidas de controle específicas para esta doença. A prática da rotação de culturas, por manter baixo inóculo, já é suficiente para evitar perdas com a doença. Ocasionalmente, em surtos epidêmicos, pode-se lançar mão do controle químico através de pulverizações quinzenais com oxicloreto de cobre.