CI

Vírus do Nanismo Amarelo da Cevada

VNAC (Barley yellow dwarf virus (BYDV)) Culturas Afetadas:

A doença é amplamente distribuída no mundo, afetando diversos cereais economicamente importantes como o trigo, a cevada, a aveia e o centeio. No trigo, danos de aproximadamente 20% no rendimento de grãos têm sido normalmente observados no campo. No entanto, estudos em condições controladas, observaram potencial de dano da doença de até 85%, dependendo da estirpe viral, da população do vetor e da cultivar.

 

Sintomas

Os sintomas podem ser facilmente observados na folha bandeira, que adquire aspecto ereto de coloração amarela ou arroxeadas. Plantas infectadas apresentam redução do crescimento e normalmente distribuídas em reboleiras. Plantas severamente infectadas apresentam glumas escurecidas. Também pode ser observada a redução da massa foliar e da massa de raízes, além do número e do peso dos grãos.

 

Hospedeiros

As diferentes estirpes do vírus são relatadas em associação com uma ampla gama de cereais como a aveia (Avena sp.), o centeio (Secale cereale), a cevada (Hordeum vulgare) e o trigo (Triticum aestivum).

 

Infecção  e disseminação

Após a penetração passiva (dependente do inseto vetor) no interior das células vegetais, o BYDV inicia os processos de replicação do genoma viral e produção de proteínas essenciais para o movimento e estabelecimento do vírus na planta.

Várias espécies de afídeos (pulgões) são responsáveis pela transmissão do vírus de maneira persistente, com destaque para a espécie Rhopalosiphum padi (alta eficiência de transmissão da estirpe prevalente BYDV-PAV).

 

 

Controle

Dentre as estratégias de controle indica-se a utilização de cultivares moderadamente resistentes e/ou tolerantes ao vírus, bem como o manejo dos afídeos vetores por meio de controle químico ou biológico. O controle químico deve ser realizado no tratamento de sementes e em aplicações durante o ciclo da cultura (mediante monitoramento da população dos afídeos). No controle biológico dos vetores, destacam-se os microhimenópteros parasitóides das famílias Aphidiidae e Aphilinidae.

Fotos

Produtos indicados

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.