Zimbábue expande capacidade de armazenamento de grãos
O Zimbábue alcançou uma colheita recorde de trigo de mais de 375.000 toneladas em 2022
O governo do Zimbábue disse que planeja gastar mais de US$ 275 milhões nos próximos três anos para construir novos silos Grain Marketing Board (GMB) e renovar e modernizar silos mais antigos para atender ao aumento da produção de grãos, que deve chegar a 3 milhões de toneladas para 2022-23.
Existem propostas para a construção de quatro complexos de silos de 56.400 toneladas nos depósitos de Mvurwi, Kwekwe, Timber Mills e Mhangura. A atualização e automação das instalações existentes em Banket e Lion's Den também estão sendo consideradas. Numa proposta separada, serão construídos quatro locais de silos com a mesma capacidade nos depósitos de Masvingo, Lupane, Raffingora e Bindura.
A Reserva Estratégica de Grãos (SGR) tem capacidade de armazenamento de 500 mil toneladas, sendo que o governo pretende aumentá-la para 1,5 milhão de toneladas. O Zimbábue, uma nação sem litoral de 16 milhões de pessoas na África Austral, possui atualmente 12 fábricas de silos com uma capacidade total de armazenamento de 751.000 toneladas.
O Zimbábue alcançou uma colheita recorde de trigo de mais de 375.000 toneladas em 2022. A GMB também pode armazenar milho ensacado e outros grãos sob lona, como fazia no passado. Além do milho, há grandes expectativas de uma grande colheita de grãos tradicionais, disse o governo.
A GMB é a principal empresa de comercialização e comercialização de grãos do país e foi estabelecida em 1931 como o Conselho de Controle do Milho. A sua missão é garantir a segurança alimentar nacional através da gestão eficiente e sustentável da Reserva Estratégica de Cereais.
“À medida que marchamos em direção à Visão 2030 agrícola, com uma colheita abundante após a outra, a expansão do armazenamento em silos é uma exigência”, disse John Basera, secretário permanente de Terras, Agricultura, Pesca, Água e Desenvolvimento Rural, ao The Sunday Mail . “Para atingir esse nível de capacidade de armazenamento, a GMB precisaria fazer parceria com financiadores sob esquemas de governo a governo para fornecer espaço de armazenamento adicional de pelo menos 750.000 toneladas.