CI

Vila Rica/MT inicia projeto de recuperação de mata ciliar

Foram plantadas aproximadamente 16 mil mudas ao longo da nascente de captação de água do município



Nesta semana, que começou no dia 31 de maio, estamos vivenciando a semana do meio ambiente. Este ano, o município de Vila Rica, no estado de Mato Grosso, participa das comemorações com a implantação do Projeto de Recuperação de Mata Ciliar.
 
                                         Muda de Pau Brasil - chácara participante do projeto

De acordo com o Secretario Municipal de Agricultura e do Meio Ambiente, Gilmar Alves da Silva, a necessidade de recuperação das matas ciliares ficou mais nítida no último ano, quando o município passou por um período crítico de estiagem. “A causa maior dessa falta de água foi justamente o não cuidado com as matas ciliares”, afirma.

A partir do remanejamento de 29 brigadistas do projeto de prevenção aos incêndios florestais, com a parceria do Viveiro Esperança, apoio do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Sindicato Rural, Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER-MT), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Núcleo Escolar Rural Rui Ramos, Projeto Bom Jesus e Secretaria de Agricultura, foram recuperadas sete hectares de área ao longo da nascente de captação de água do município. O trabalho contou ainda com a contribuição de estudantes que atuaram na coleta de sementes, através de gincanas realizadas nas escolas.
 
 
                                         Mudas de árvores nativas (Jatobá) - Viveiro Esperança

Para Silva, a inclusão dos alunos no projeto é muito importante, na medida em que estes passam a ser novos agentes de monitoramento ambiental em suas famílias e comunidades. Ele conta que a Secretaria tem promovido palestras em parceria com o IBAMA/PREVFOGO (Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais) abordando temas como queimadas e preservação ambiental.
 
                                         Mudas frutíferas (Tamarino) - Viveiro Esperança

O projeto de recuperação de mata ciliar abrange 16 chácaras, nas quais foram plantadas aproximadamente 16 mil mudas de espécies nativas (Angelin, Xixa, Pau Brasil, Pau D’Óleo, Ipês amarelo, branco e roxo, Pau Balsa) e frutíferas (Tamarino, Ingá, Jenipapo, Goiaba, Manga, Moringa). A Legislação Federal exige, no mínimo, 30 metros de recuo dos rios e cursos d´água.
 
                                        Plantação de mudas com 30 metros de recuo do curso d´água

As propriedades participantes recebem o auxílio de dois brigadistas, responsáveis pela limpeza da área e reposição de mudas. A partir do mês de junho o município volta a contar com o efetivo de 29 pessoas da brigada de prevenção e combate de incêndios, que darão suporte na recuperação de novas áreas. “Esperamos que esse próximo ano, com a nova brigada e com a capacidade maior do município, nós possamos estar produzindo 250 mil mudas, todas destinadas a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs)”.
 
                                        Mudas de frutíferas (Jenipapo) - Viveiro Esperança

Através de uma parceria entre a Secretaria de Agricultura de Vila Rica e a Prelazia de São Felix do Araguaia, 34 comunidades rurais deverão ter acesso ao plano de recuperação de áreas degradas até o final de 2009. Segundo Silva, a idéia é que cada comunidade recupere uma área de preservação permanente próxima a sua comunidade.

 
                                        Mudas de frutíferas (Acaí) - Viveiro Esperança

Para o proprietário da Chácara Esperança, Marcelo Sampaio Corrêa, a recuperação das áreas degradas beneficia toda cidade. “A partir do momento que for bem reflorestado a possibilidade de falta de água diminui”, enfatiza. Ele conta que foram plantadas cerca de 45 mudas de árvores na beira do córrego que passa pela sua propriedade. Corrêa diz que a importância deste trabalho é ímpar e que a idéia deveria ser prioridade da sociedade.
  
 

A preocupação com a conservação da natureza vem se acentuando nos dias atuais em função das atividades humanas, as quais têm ocasionado seríssimos problemas de degradação ambiental, a ponto de comprometer, caso não sejam tomadas medidas emergenciais, os recursos naturais, as condições de vida e consequentemente, toda a vida futura no planeta. 
 
                                         Mudas de árvores nativas (Xixa) - Viveiro Esperança

No dia 05 de junho como acontece todos os anos estará sendo comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. O Portal Agrolink parabeniza todos os agentes que trabalham na preservação ambiental.
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.