Vila Rica/MT inicia projeto de recuperação de mata ciliar
Foram plantadas aproximadamente 16 mil mudas ao longo da nascente de captação de água do município
De acordo com o Secretario Municipal de Agricultura e do Meio Ambiente, Gilmar Alves da Silva, a necessidade de recuperação das matas ciliares ficou mais nítida no último ano, quando o município passou por um período crítico de estiagem. “A causa maior dessa falta de água foi justamente o não cuidado com as matas ciliares”, afirma.
A partir do remanejamento de 29 brigadistas do projeto de prevenção aos incêndios florestais, com a parceria do Viveiro Esperança, apoio do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Sindicato Rural, Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER-MT), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Núcleo Escolar Rural Rui Ramos, Projeto Bom Jesus e Secretaria de Agricultura, foram recuperadas sete hectares de área ao longo da nascente de captação de água do município. O trabalho contou ainda com a contribuição de estudantes que atuaram na coleta de sementes, através de gincanas realizadas nas escolas.
Para Silva, a inclusão dos alunos no projeto é muito importante, na medida em que estes passam a ser novos agentes de monitoramento ambiental em suas famílias e comunidades. Ele conta que a Secretaria tem promovido palestras em parceria com o IBAMA/PREVFOGO (Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais) abordando temas como queimadas e preservação ambiental.
As propriedades participantes recebem o auxílio de dois brigadistas, responsáveis pela limpeza da área e reposição de mudas. A partir do mês de junho o município volta a contar com o efetivo de 29 pessoas da brigada de prevenção e combate de incêndios, que darão suporte na recuperação de novas áreas. “Esperamos que esse próximo ano, com a nova brigada e com a capacidade maior do município, nós possamos estar produzindo 250 mil mudas, todas destinadas a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs)”.
Através de uma parceria entre a Secretaria de Agricultura de Vila Rica e a Prelazia de São Felix do Araguaia, 34 comunidades rurais deverão ter acesso ao plano de recuperação de áreas degradas até o final de 2009. Segundo Silva, a idéia é que cada comunidade recupere uma área de preservação permanente próxima a sua comunidade.
Para o proprietário da Chácara Esperança, Marcelo Sampaio Corrêa, a recuperação das áreas degradas beneficia toda cidade. “A partir do momento que for bem reflorestado a possibilidade de falta de água diminui”, enfatiza. Ele conta que foram plantadas cerca de 45 mudas de árvores na beira do córrego que passa pela sua propriedade. Corrêa diz que a importância deste trabalho é ímpar e que a idéia deveria ser prioridade da sociedade.
A preocupação com a conservação da natureza vem se acentuando nos dias atuais em função das atividades humanas, as quais têm ocasionado seríssimos problemas de degradação ambiental, a ponto de comprometer, caso não sejam tomadas medidas emergenciais, os recursos naturais, as condições de vida e consequentemente, toda a vida futura no planeta.
No dia 05 de junho como acontece todos os anos estará sendo comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. O Portal Agrolink parabeniza todos os agentes que trabalham na preservação ambiental.