Venda de flores pode aumentar até 7% para o Dia de Finados
Dia de Finados representa 3% do total anual de vendas do setor
O Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) projeta um aumento de 6% a 7% nas vendas de flores durante o Dia de Finados deste ano, em comparação com a mesma data de 2023. O principal fator por trás desse crescimento é a expectativa de um menor número de viagens, já que o feriado ocorre em um sábado, sem possibilidade de emenda dos dias de folga, o que deve aumentar as visitas aos cemitérios. Finados, que representa 3% do total anual de vendas do setor.
Segundo o diretor do Ibraflor, Renato Opitz, embora as novas gerações não visitem os cemitérios com a mesma frequência que seus pais e avós, as homenagens aos entes queridos continuam sendo feitas de outras formas. Muitos optam por colocar flores em jardins, locais frequentados pelos falecidos, ou em ambientes domésticos, como ao lado de porta-retratos e quadros, em uma maneira mais íntima de relembrar os entes queridos.
Essa mudança no comportamento dos consumidores está impulsionando transformações no mercado de floricultura, que precisa se adaptar às novas demandas e formas de celebração. Ainda assim, o Dia de Finados mantém sua relevância, movimentando a produção e o comércio de flores em todo o país, conforme apontou o Ibraflor.
Renato Opitz ressalta que há uma boa oferta de produtos, com crisântemos, kalanchoes e calandivas permanecendo entre as flores mais procuradas para a data. No entanto, ele destaca o aumento na demanda por rosas em vaso neste ano.