Veja onde o corredor de umidade provoca chuvas no sudeste
Acumulados devem superar os 45 mm
No decorrer desta sexta-feira (16/12) a atuação do corredor de umidade conhecido como ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul – garante as condições de chuvas fortes sobre a região sudeste. Essas chuvas vão ocorrer na forma de temporais isolados, especialmente entre o período da tarde e noite, de forma isolada. Sendo este um comportamento típico para a época do ano.
São esperadas chuvas volumosas no norte de Minas Gerais, como nas proximidades de Paracatu, onde os registros poderão superar os 45 mm, conforme indicado pela previsão do Agrotempo.
Além da possibilidade de chuvas fortes, o céu fica bastante encoberto sobre o norte de Minas, o que alivia o forte calor em algumas localidades.
Também são esperadas pancadas de chuva sobre o norte e leste do estado de São Paulo. E apesar do indicativo de baixos volumes, essas chuvas podem vir acompanhadas de trovoadas.
Já sobre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, as instabilidades podem acontecer, mas na forma de pancadas leves e passageiras. Parte dessas chuvas nessas regiões são geradas a partir da umidade que vem do mar e a interação com o relevo.
No decorrer dos próximos dias, espera-se um aumento nas áreas com potencial de chuvas, especialmente sobre o estado de São Paulo. E a expectativa é de chuvas volumosas, principalmente no interior de Minas Gerais.