CI

Veja a previsão do tempo para a quarta-feira

As maiores mudanças no tempo ficam para a região Sul



Foto: Marcel Oliveira

Nesta quarta-feira (02/06) as maiores mudanças no tempo ficam para a região sul, devido à instabilidades de altitude que poderão provocar pancadas de chuva isoladas e mal distribuídas, e o afastamento das instabilidades sobre a região sudeste. Já no centro-oeste, norte e nordeste brasileiro, a condição do tempo sofre poucas alterações se comparadas ao dia anterior.

Ao longo desta semana, o tempo continuará com poucas alterações, mantendo as chuvas mais volumosas no extremo norte do país e no litoral nordestino. Ao passo que na região central do Brasil, a massa de ar seco predomina o tempo garantindo tardes com temperaturas elevadas e baixos índices de umidade relativa. A mudança prevista, continua para a chegada de uma nova frente fria ao sul do país entre na madrugada de domingo (06/06) que avançará rapidamente pelo RS, SC e PR, alcançando o sul do MS, SP e RJ já na segunda-feira (07/06). E na terça-feira (08/06), essas chuvas poderão ser reforçadas com o suporte de umidade amazônica e manter os volumes de precipitação elevados sobre o norte do RS, SC e leste do PR. 

Saiba como fica o tempo para cada região: 

Região Norte
Na faixa norte da Região Norte, as instabilidades no alto da atmosfera combinadas com a termodinâmica, ou seja, o forte calor e grande quantidade de umidade disponível, favorecem pancadas de chuva ao longo do dia. Pontualmente há condições para acumulados elevados de chuva em curto período de tempo, especialmente, no norte do AM, em RR, norte do PA e no AP. Porém o tempo terá uma diminuição dessas chuvas sobre grande parte do centro-sul do AM e do PA. Já no AC existe a condição para chuvas, mas de forma muito irregular. Essa situação de poucas chuvas é mais acentuada sobre o estado de RO, TO e sul do PA, onde não há condição para chuvas nesta quarta. 

Região Nordeste
A instabilidade ao leste do nordeste persiste hoje e poderá provocar chuvas localmente fortes, especialmente entre o Recôncavo Baiano até o estado de SE. Há condições para chuvas expressivas também ao norte do estado do MA, podendo acumular 20 mm até o final do dia. No entanto, no interior nordestino e nos litorais de CE, RN e PB a condição é de tempo firme. 

Região Centro-Oeste
O tempo segue seco em grande parte da região, especialmente sobre o norte do estado do MT. Além disso as temperaturas seguem elevadas podendo superar a marca de 35°C ao norte do GO. O tempo terá uma grande variação de nebulosidade especialmente no sul do GO devido à presença de instabilidades de altitude, mas as condições para chuvas são pequenas em toda a região. 

Região Sudeste
A condição de chuvas sobre o sudeste diminuiu nesta quarta-feira, apesar de ainda haver os resquícios da instabilidade na atmosfera, elas serão refletidas apenas em uma maior cobertura de nuvens sobre a região da Zona da Mata Mineira, RJ e ES. Apesar disso, no estado paulista o tempo será firme e com a forte presença do sol. As temperaturas seguem elevadas também no oeste do estado de SP, triângulo e no norte mineiro, sobretudo no período da tarde, onde podem se aproximar dos 34°C

Região Sul
A presença de instabilidades de altitude, favorece o levantamento de ar próximo à superfície e com a disponibilidade de umidade proveniente da região amazônica, esse efeito poderá ser expresso na forma de chuvas. Essas chuvas ocorreram na forma de pancadas, especialmente no oeste de SC, norte do RS e sul do estado do PR. Além disso, as temperaturas ao amanhecer já não serão tão baixas se comparadas aos últimos dias, diminuindo assim a condição para formação de geadas. E no período da tarde, algumas localidades podem registrar termômetros acima dos 28°C, como no litoral norte de SC e norte do PR. 

Veja os mapas de como ficam as temperaturas e as chuvas:

Chuva:


Temperatura Máxima:

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.