A Valtra do Brasil, antiga Valmet Tratores e pioneira na fabricação de tratores agrícolas no país, registrou crescimento de 236% nas exportações no período de janeiro a junho deste ano em comparação com mesmo período de 2002. Somente o primeiro semestre de 2003 supera todas às vendas do ano passado em 55%.
Durante 2002, a empresa informou que as vendas externas totalizaram 814 máquinas, enquanto que no primeiro semestre deste ano, a Valtra do Brasil já embarcou 1.263 tratores. A empresa projeta que até o final do ano as exportações devem ultrapassar a marca de 1.600 tratores. O destino destes tratores tem apresentado mais freqüência em mercados que a Valtra já atua, como Argentina, Paraguai, China e México.
Esse importante crescimento no mercado externo deve-se ao trabalho que a Valtra vem realizando há 2 anos pela busca de novos mercados, o que possibilitou a expansão de negócios para países da América Latina, América do Norte, Ásia e recentemente para os Estados Unidos, Canadá, Turquia e Austrália. E também a alguns fatores globais como o desenvolvimento da economia mundial, fortalecimento dos blocos econômicos, a união de mercados com a expansão da globalização e os subsídios destinados às exportações e à agricultura dos países.
Para o Diretor de Marketing para a América Latina, Cláudio Costa, o atual cenário positivo que a empresa vem passando nas vendas externas está acontecendo em razão da conquista da independência do mercado sul-americano, com a expansão dos negócios para países como México, China e Estados Unidos. Esse aspecto culminado com a grande demanda que os mercados argentino e paraguaio vêm apresentando e à desvalorização cambial no Brasil permitiram que as vendas da Valtra atingissem esse patamar.