CI

Vacinação de veterinários precisa ser priorizada, diz OIE

Entidades ressaltam a importância desses profissionais



Foto: Divulgação

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a Associação Veterinária Mundial (WVA) estão trabalhando juntas para instar os países a vacinar os veterinários contra o COVID-19 como uma prioridade. “A pandemia COVID-19 forçou a comunidade internacional a repensar a maneira como os profissionais de saúde lidam com as emergências de doenças de uma forma mais coordenada. Em um momento de constante pressão sobre os sistemas de saúde humana em todo o mundo, os veterinários colocam à disposição seus conhecimentos e experiência no combate à pandemia”, comentam as entidades. 

“Esta colaboração entre os setores de saúde animal e saúde humana é um exemplo claro da aplicação da abordagem “Uma Saúde”, que reconhece a necessidade de unir forças e capacidades em torno de objetivos de saúde comuns compartilhados por ambos os setores. Enquanto alguns veterinários acompanhavam a amostragem humana, outros forneciam aos profissionais de saúde humana equipamentos de proteção individual e respiradores que poderiam salvar vidas. Por meio de pesquisas sobre as origens do COVID-19 e vigilância passiva de animais, particularmente aqueles altamente suscetíveis ao SARS-CoV-2 (como vison e outros mustelídeos), os veterinários também participaram da compreensão global deste vírus complexo”, completam em um manifesto. 

As entidades afirmam ainda que os veterinários não mediram esforços para cumprir sua missão diária de garantir a saúde e o bem-estar dos animais, bem como a saúde pública. “É uma profissão multifacetada, fundamental para garantir, desde o início da crise, a segurança contínua das cadeias produtivas de alimentos e seu abastecimento, bem como a segurança dos animais e produtos de origem animal comercializados em todo o mundo. Apesar deste valioso apoio à resposta de emergência sanitária e à economia, os veterinários foram excluídos do acesso prioritário à vacinação em alguns países”, concluem. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.