CI

USDA aponta redução de 10% na produção de trigo da UE

França registra pior colheita de trigo em décadas



Foto: Canva

Segundo o relatório de dezembro World Agricultural Production (WAP), divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a produção de trigo na União Europeia (UE) para o ano de comercialização (AM) 2024/25 foi estimada em 121,3 milhões de toneladas métricas (mmt). A cifra representa uma queda de 1,3 mmt em relação ao mês anterior, 10% abaixo do registrado no ano passado e também inferior à média de cinco anos.

A área colhida foi estimada em 22,8 milhões de hectares, redução de 66.000 hectares em relação à estimativa anterior, marcando uma diminuição de 6% em comparação ao ano passado e 5% em relação à média quinquenal. O rendimento médio caiu para 5,31 toneladas por hectare, inferior às 5,35 t/ha projetadas no mês passado e 4% abaixo da média de 2023.

Clique para seguir o canal do Agrolink no WhatsApp

A UE, o segundo maior produtor global de trigo, com 15% da produção mundial, enfrenta sua menor safra desde 2012/13. As revisões mais significativas nas projeções de produção ocorreram em países como Bélgica, Suécia, Dinamarca, Holanda e Itália. No entanto, a maior perda foi registrada na França, maior produtor da região, onde chuvas excessivas persistentes prejudicaram tanto a quantidade quanto a qualidade da safra.

A produção francesa foi estimada em 26,6 mmt, o nível mais baixo desde 2016/17, quando condições climáticas semelhantes impactaram negativamente as colheitas. Em termos históricos, o volume não era tão reduzido desde a safra de 1983/84.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.