CI

USA: agricultura americana avança em setembro

Colheita de amendoim e beterraba segue ritmo lento



Foto: Pixabay

Segundo o Weekly Weather and Crop Bulletin, divulgado nesta terça-feira (1º) pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o ciclo de colheita de importantes culturas no país segue avançando de forma consistente. Em 29 de setembro, 81% da área de soja já havia completado a queda de folhas, um ponto percentual abaixo do ano passado, mas 8 pontos à frente da média dos últimos cinco anos. A colheita da soja atingiu 26% do total, 6 pontos percentuais à frente de 2023 e 8 pontos acima da média. Cerca de 64% da soja foi classificada em boas a excelentes condições, mesmo índice da semana anterior, mas 12 pontos acima do registrado no ano passado.

Quanto ao trigo de inverno, 39% da área planejada para 2025 já havia sido semeada até o fim de setembro, 3 pontos à frente do ano anterior e 1 ponto acima da média de cinco anos. Além disso, 14% da área de trigo de inverno havia emergido, um ponto percentual acima dos indicadores.

No setor algodoeiro, 72% das plantações já tinham cápsulas abertas, seguindo o ritmo do ano passado e com uma pequena vantagem sobre a média de cinco anos. A colheita de algodão avançou e chegou a 20% da área total, superando em 3 pontos o índice de 2023. Ainda, 31% da safra foi classificada em boas a excelentes condições, 6 pontos a menos que na semana anterior, mas 1 ponto acima do ano passado.

A produção de sorgo também registrou progressos. Em 29 de setembro, 96% da área plantada já havia atingido o estágio de coloração, superando ligeiramente o ano passado. A colheita de sorgo chegou a 35% da área total, com destaque para o Texas, onde 90% da safra já foi colhida, 6 pontos à frente do ano passado. Aproximadamente 45% do sorgo nacional foi classificado em boas a excelentes condições, 1 ponto acima da semana anterior.

Já a colheita de arroz atingiu 78% da área cultivada no final de setembro, um avanço de 6 pontos percentuais em relação a 2023 e 11 pontos acima da média de cinco anos em cinco dos seis estados estimados.

No setor de amendoim, 11% da safra foi colhida até 29 de setembro, 3 pontos atrás do ano passado e 6 pontos abaixo da média de cinco anos. Apesar disso, 52% da área foi classificada em boas a excelentes condições, 10 pontos abaixo da semana anterior, mas 4 pontos acima de 2023.

Por fim, a colheita de beterraba alcançou 16% da área total, 2 pontos acima do ano anterior. A safra de girassol, no entanto, teve um progresso mais lento, com apenas 1% colhido até o final de setembro, mantendo o ritmo do ano anterior.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.