CI

União Europeia prevê uma safra abundante de canola

Clima favorável deve prover uma safra acima da média



Foto: Pixabay

Atendendo às expectativas previstas, a produção de canola da União Europeia deverá aumentar na safra 2023/2024, dado a previsão de clima favorável. A projeção é atingir 21,0 milhões de toneladas métricas (mi ton), um aumento de 2% em relação ao mês passado e um aumento significativo de 7% em relação ao ano anterior.

Estima-se que a produção total de canola da UE exceda a média de 5 anos em 21%. Apesar da área colhida permanecer estável em 6,1 milhões de hectares (mha) desde o mês passado, ela ainda é 2% maior que no ano passado e 8% maior que a média de 5 anos. Em termos de rendimento, o valor é estimado em 3,46 toneladas por hectare (t/ha), indicando um aumento de 2% em relação ao mês passado, um aumento de 5% em relação ao ano anterior e um aumento impressionante de 12% em relação à média de 5 anos .

Clique aqui e acesse AGROTEMPO.

O longo período de clima favorável com uma mistura equilibrada de chuva e sol no cinturão de canola do norte da Europa, e também no centro e sudeste da Europa, catalisou o potencial de rendimento. Apesar do início úmido da primavera, o período de seca de maio facilitou a reprodução e o enchimento precoce das vagens, estabelecendo as bases para uma safra abundante.

No entanto, os analistas estão cautelosos, sinalizando a persistente tendência de seca na França e em partes do norte da Europa como uma preocupação. Se a estiagem persistir e se tornar mais intensa, pode afetar o tamanho das vagens e sementes, levando a uma possível redução no rendimento.

Mediante ao clima favorável da primavera, a produção de canola foi revisada para cima na França e na Romênia em 0,25 mi ton em ambos. Prevê-se que a França lidere o grupo como o maior produtor de canola da UE da safra 2023/24, com uma produção esperada de 4,8 mi ton. Logo atrás está a Alemanha, ocupando a posição de segundo maior produtor, com uma previsão de produção inalterada de 4,5 mi ton para este mês. 

Espera-se que a Romênia, recém-chegada à área de produção de canola há uma década, tenha uma safra recorde de 2,2 mi ton em 2023/24. A produção da Romênia está em quarto lugar na UE, ficando atrás da safra esperada da Polônia de 3,4 mi ton. A colheita da canola geralmente ocorre no final de junho e julho.

Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.