CI

UE libera alimentos à base de insetos

Os insetos mais consumidos no mundo são formigas, besouros, lagartas e mariposas



Foto: Divulgação

Já pensou se o macarrão de domingo, fosse feito de grilo? Ou que tal batatas de larvas e para a sobremesa grilo com chocolate? O cardápio nada tradicional, começa a ser vendido na Europa. Mesmo que você ache a ideia estranha, ou até mesmo nojenta, saiba que os insetos contêm alto teor de proteínas, minerais e vitaminas.   

Os “alimentos” foram considerados “uma fonte alimentar saudável e altamente nutritiva” pela Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO). Desde o ano passado, foi dado o sinal verde para a comercialização de alimentos à base de insetos para os humanos, a Autoridade Europeia para Segurança dos Alimentos (EFSA) foi a responsável por permitir a “nova” alimentação.  

A União Europeia, permite três tipos de insetos no cardápio, são eles: grilos domésticos, larvas-da-farinha e gafanhoto. Os produtos podem ser vendidos congelados, desidratados e em pó. Segundo a EFSA, existem mais 13 novos pedidos de produtos alimentares a base de insetos para serem aprovados. A prática de inserir insetos na alimentação é mais comum do que se imagina, principalmente em países asiáticos.  

Os insetos mais consumidos no mundo são formigas, besouros, lagartas e mariposas.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.