UE discutirá proibição de grãos na Ucrânia nesta semana
Enviados dos países membros da União Europeias discutirão uma medida para proibir a importação de grãos da Ucrânia
Os enviados dos países membros da União Europeia em Bruxelas discutirão nesta semana uma medida da Polônia e da Hungria para proibir a importação de grãos e outros alimentos da Ucrânia, disse um alto funcionário da UE na segunda-feira.
O alto funcionário da UE, falando sob condição de anonimato, disse que os baixos preços globais e a demanda significam que o grão permanece no bloco em vez de ser vendido. O excesso de oferta tornou-se um problema político para o partido governista Lei e Justiça (PiS) da Polônia em um ano eleitoral. “Esperamos que a Polónia e a Hungria ofereçam alguma explicação e também haverá reação da Comissão Europeia”, disse o responsável, acrescentando que o assunto foi levantado na última cimeira de líderes nacionais da UE, incluindo a Eslováquia e a Roménia.
"Há um problema e esperamos que a Comissão apresente uma proposta sobre isso... Veremos o que podemos fazer nas próximas semanas e meses." O ministro da Agricultura da Ucrânia disse que Kiev queria reabrir o trânsito de alimentos e grãos via Polônia como um primeiro passo nas negociações em Varsóvia na segunda-feira.
Fonte: Reuters com tradução Agrolink*