Ucrânia não planeja restringir exportações de trigo 2023/24
A Ucrânia não vê necessidade de limitar as exportações de trigo para a próxima temporada 2023/24
A Ucrânia não vê necessidade de limitar as exportações de trigo para a próxima temporada 2023/24 de julho a junho, já que a colheita de inverno parece ser maior do que o esperado, embora menor do que em tempos de paz, disse um alto funcionário do Ministério da Agricultura na quinta feira.
A Ucrânia era o quinto maior exportador de trigo do mundo antes da guerra com a Rússia, e seus embarques eram especialmente importantes para os países pobres da África e do Oriente Médio.
Com base nos resultados coletados pelo Ministério de Política Agrária e Alimentação, bem como em imagens de satélite, os agricultores plantaram mais trigo nas áreas do sul do que o ministério havia previsto no outono, disse o primeiro vice-ministro da Fazenda, Taras Vysotskiy, à Reuters. "O saldo (da oferta) é positivo e até agora não há motivos para isso", disse ele sobre os limites impostos pelo governo às exportações de trigo que preservariam mais trigo para o consumo doméstico.
Alguns grupos agrícolas ucranianos sugeriram que o governo pode impor limites às exportações de trigo, temendo uma escassez de trigo para moagem em casa após uma colheita menor e de baixa qualidade.
O ministério agora estima que os agricultores plantaram 4,1 milhões de hectares de trigo de inverno nacionalmente, acima da estimativa de outubro de 3,7 a 3,8 milhões de hectares, disse Vysotskiy, acrescentando que o ministério planeja divulgar formalmente a nova previsão na segunda-feira.
A área plantada ainda é muito menor do que antes da guerra, quando os agricultores semeavam 6,2 milhões de hectares.
O tamanho da safra de trigo da Ucrânia depende em grande parte da chuva que receberá na primavera, antes da colheita dos agricultores, disse Vysotskiy.
A colheita pode variar de 16 milhões a 18 milhões de toneladas, estimou. No ano passado, a Ucrânia produziu 20,2 milhões de toneladas de trigo.
As exportações ucranianas de trigo caíram para 11,3 milhões de toneladas até agora nesta temporada, ante 18,1 milhões vendidas no exterior no mesmo período em 2021/22, mostram dados do ministério.
Fatores externos ainda podem limitar a quantidade de trigo que a Ucrânia pode vender fora de suas fronteiras. O acordo de grãos do Mar Negro com a Rússia, as Nações Unidas e a Turquia, que permite que alguns navios transportem grãos ucranianos durante a guerra, deve expirar no final deste mês. Algumas áreas no leste e no sul também estão fortemente minadas e difíceis de cultivar durante a guerra.
Fonte: Reuters com tradução Agrolink*