CI

Ucrânia irá espelhar ataques russos no Mar Negro

"Eles devem entender que até o final da guerra, eles terão zero navios", diz presidente ucraniano



Foto: Divulgação

O presidente Volodymyr Zelenskiy disse em um vídeo publicado na terça-feira que a Ucrânia reagiria contra a Rússia no Mar Negro para garantir que suas águas não fossem bloqueadas e que pudesse importar e exportar grãos e outros produtos.

Os comentários, publicados no site do presidente, vêm dias depois que drones marítimos ucranianos cheios de explosivos danificaram um navio de guerra russo perto de um importante porto russo e atingiram um petroleiro russo. "Se a Rússia continuar dominando o Mar Negro, fora de seu território, bloqueando ou atirando contra nós novamente, lançando mísseis em nossos portos, a Ucrânia fará o mesmo. Esta é uma defesa justa de nossas oportunidades, de qualquer corredor", disse Zelenskiy.

"Não temos tantos navios. Mas eles devem entender claramente que até o final da guerra, eles terão zero navios, zero."

Ele pediu à Rússia que pare de disparar mísseis e drones nos portos ucranianos e permita o comércio, em comentários feitos em uma coletiva com repórteres de países latino-americanos. Não ficou claro quando ocorreu o briefing em seu escritório em Kiev.

As tensões dentro e perto do Mar Negro aumentaram desde que a Rússia, no mês passado, retirou-se de um acordo que permitia a exportação segura de grãos dos portos ucranianos. Drones e mísseis russos atingiram repetidamente instalações portuárias e silos de grãos ucranianos.

A Ucrânia respondeu lançando ataques de drones marinhos contra um petroleiro russo e um navio de guerra russo em sua base naval de Novorossiysk, ao lado de um importante porto de grãos e petróleo.

A Rússia bloqueou os portos ucranianos do Mar Negro no início de sua invasão em fevereiro de 2022. O bloqueio está sufocando a Ucrânia economicamente, já que sua economia pré-guerra era amplamente voltada para a exportação, com aço e grãos como principais produtos de exportação.

Fonte: Reuters com tradução Agrolink*

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.