Ucrânia inicia colheita de girassol
Aos poucos o país volta a produção de sementes e óleo de girassol, do qual era referência antes da guerra
Texto: Correspondente Iara Siqueira
Setembro está aí e com ele a chegada das flores e da primavera, com início no dia 22. Na Ucrânia, produtores já começaram a colheita de soja e girassol, de acordo com o Ministério da Agricultura, nesta sexta-feira (2). Os conflitos entre Ucrânia e Rússia, vão dando lugar a colheita de flores, no caso o girassol, usado para alimentar pássaros, flores para decoração, produção de mel, ração e fabricação de sabonetes e velas.
O girassol é cultivado principalmente como fonte de óleo comestível, conhecido popularmente como óleo de girassol. A Ucrânia é um dos maiores produtores de girassóis do mundo, com mais de 47.347.175 toneladas por ano. A cultura tem um ciclo vegetativo curto e não precisa de maquinário especializado. A primeiras safras foi de 81.700 toneladas de sementes conforme relatório do Ministério da Agricultura.
Aos poucos o país volta a produção de sementes e óleo de girassol, do qual era referência antes da guerra. O relatório diz que os agricultores terminaram a colheita de trigo e cevada. As fazendas ucranianas também começaram a colheita de milho, com mais de 2.000 toneladas. A Ucrânia é um grande produtor e exportador global de grãos, seu principal mercado é a União Europeia.