CI

Ucrânia deve exportar mais grãos

Os embarques de cevada são agora estimados em 3,3 milhões de toneladas métricas



Foto: Divulgação

As exportações de trigo, milho, cevada e centeio da Ucrânia provavelmente atingirão os níveis do ano anterior, de acordo com um relatório do escritório do USDA em Kiev. Os embarques de trigo na campanha de comercialização de 2023-2024 estão previstos em 17,7 milhões de toneladas métricas, um aumento de 3% em relação à estimativa do ano anterior, conforme indicado no relatório. As exportações de milho deverão aumentar 8% ano após ano, totalizando 29,2 milhões de toneladas métricas.

Os embarques de cevada são agora estimados em 3,3 milhões de toneladas métricas, representando um aumento de 22%, e as exportações de centeio estão projetadas em 170.000 toneladas métricas, um aumento de mais de nove vezes, conforme informado pelo USDA.

Militantes Houthi, apoiados pelo Irã, têm atacado navios no Mar Vermelho, causando estragos em rotas marítimas cruciais. Apesar disso e da ameaça da Rússia de afundar navios no Mar Negro, as exportações da Ucrânia não foram impedidas.

"As preocupações sobre o trânsito no Mar Vermelho ainda não parecem ter impactado significativamente as exportações da Ucrânia, e, de acordo com os exportadores, a situação apenas ligeiramente aumentou as taxas de frete a granel", afirmou o relatório do adido. "Os investimentos e a eficiência nas rotas de exportação pelo Rio Danúbio e a capacidade de transbordo no porto de Constanta, na Romênia, continuam a aumentar, proporcionando oportunidades adicionais para manter os níveis de exportação."

O USDA destacou que suas estimativas não levam em consideração possíveis danos adicionais causados por ataques a portos ou a navios por parte das forças russas. O aumento das exportações, no entanto, resultará numa redução drástica dos estoques. Os estoques no final da campanha de comercialização de 2023-2024 para todos os grãos provavelmente cairão para 5 milhões de toneladas métricas, representando uma diminuição de 50% em relação ao ano anterior, conforme declarado pela agência.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.