Ucrânia considera novo corredor para exportação de grãos
Embora apenas um navio tenha usado a rota, deve haver movimentação de potencialmente mais sete
A Ucrânia está considerando o uso de um novo corredor de exportação do Mar Negro durante a guerra para embarques de grãos, informou a Reuters , citando um alto funcionário agrícola. O “corredor humanitário” abraça a costa ocidental perto da Romênia e da Bulgária. Um navio porta-contêineres com bandeira de Hong Kong que estava preso em Odesa desde a invasão de fevereiro de 2022 percorreu a rota na semana passada sem ser alvejado.
A Rússia optou por não participar da Iniciativa de Grãos do Mar Negro no mês passado e tem como alvo a infraestrutura portuária e de grãos em ataques de drones. Desde então, a Ucrânia busca alternativas para escoar seus grãos para exportação, inclusive pelo rio Danúbio. A iniciativa permitiu a passagem segura de 33 milhões de toneladas de grãos depois que a invasão de 2022 interrompeu as exportações. O fim da iniciativa aumentou as preocupações com a insegurança alimentar e elevou os preços globais dos grãos.
Embora apenas um navio tenha usado a rota, deve haver movimentação de potencialmente mais sete ou oito navios, disse Denys Marchuk, vice-chefe do Conselho Agrário, a maior organização de agronegócio da Ucrânia, à televisão nacional. “Então talvez no futuro essas rotas alternativas se tornem um corredor para o movimento de navios que viajam com cargas de grãos e oleaginosas”, disse ele. O Financial Times informou que Kiev estava finalizando um plano com seguradoras globais para cobrir navios de grãos que viajam de e para seus portos no Mar Negro. As informações foram divulgadas pelo World Grain.