CI

Turquia vê declínio na produção de sementes de girassol

Espera-se que um aumento nas importações



Foto: Divulgação

Prevê-se que a produção de sementes de girassol na Turquia diminua 20% na campanha de comercialização de 2023-24 devido a uma seca persistente na região produtora de girassol mais importante do país, de acordo com um relatório da Rede Global de Informação Agrícola (GAIN) dos EUA Serviço Agrícola Estrangeiro (FAS) do Departamento de Agricultura.

A produção projetada de sementes de girassol da Turquia é de 1,55 milhão de toneladas, uma queda de 50 mil toneladas em relação à projeção da FAS no início deste ano e de 350 mil toneladas em relação à produção total do ano passado.

“Em comparação com o ano passado, a área colhida diminuiu 10% porque alguns agricultores, que foram desencorajados pelos baixos preços no produtor, passaram a cultivar outras culturas, especialmente trigo, na esperança de melhores margens de lucro”, afirmou a FAS. “Além disso, as preocupações com a seca e os elevados custos dos factores de produção também desencorajaram alguns agricultores de plantar sementes de girassol em áreas de cultivo marginais.”

Espera-se que um aumento nas importações de sementes de girassol, uma grande parte das quais provavelmente virá da Ucrânia, compense a lacuna na produção, observou a FAS. Desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, as importações de óleo de girassol do país devastado pela guerra também aumentaram, representando quase 70% das importações da Turquia.

Em 2022-23, a Turquia estava empatada com a China como o quarto maior produtor mundial de sementes de girassol e também um dos 10 maiores importadores da oleaginosa, de acordo com a FAS.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.