Trigo permanece estável em Chicago
Nos Estados Unidos, o plantio do trigo de inverno alcançou 51% da área total
As cotações do trigo em Chicago permaneceram estáveis nesta semana, com o primeiro mês cotado fechando a quinta-feira (10) em US$ 6,03 por bushel, retornando ao mesmo patamar de uma semana atrás. No dia 04 de outubro, o preço havia recuado para US$ 5,89. Segundo informações da análise de mercado da Central Internacional de Análises Econômicas e de Estudos de Mercado Agropecuário (CEEMA), o mercado está agora com foco no relatório de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que será divulgado no dia 11 de outubro.
Nos Estados Unidos, o plantio do trigo de inverno alcançou 51% da área total esperada até o dia 6 de outubro, número ligeiramente abaixo da média histórica de 52%. Dentre essa área, 25% das lavouras já estavam germinadas, conforme a média histórica para o período.
Enquanto isso, na Rússia, maior exportador mundial de trigo, a colheita atingiu 85 milhões de toneladas até o dia 8 de outubro, com a previsão da safra total deste ano variando entre 86 e 94 milhões de toneladas. Caso o volume superior se confirme, a quebra de safra inicialmente esperada não ocorrerá. Em 2023, a Rússia colheu 92,8 milhões de toneladas, e o recorde de 2022 foi de 104,2 milhões.