CI

Trigo está em fase de implantação

A área cultivada na safra 2023 está estimada em 1.505.704 hectares, e a produtividade prevista é de 3.021 kg/ha


Foto: Canva

A área cultivada na safra 2023 de trigo está estimada em 1.505.704 hectares, e a produtividade prevista é de 3.021 kg/ha. A cultura encontra-se atualmente em processo de implantação. A ocorrência de chuvas intercaladas com períodos de tempo estável tem influenciado o ritmo de progresso da semeadura.

Durante os momentos de menor umidade, onde possível, os triticultores optaram por realizar a operação, apesar da umidade do solo ainda estar acima do nível adequado. Conforme boletim divulgado pela Emater/RS, a decisão foi baseada nas previsões de novas precipitações, que, de fato, se concretizaram, beneficiando a germinação e a emergência das plantas. Como resultado, a semeadura de trigo, no Estado, alcançou 65% da área planejada. A implementação já se aproxima dos 90% na região Noroeste e diminui gradualmente em direção ao leste, com aproximadamente 70% no Planalto Médio, 30% no Planalto e menos de 10% no Nordeste. Na Região Central, o índice se aproxima de 65%, e no Sul atinge 60%. 

As lavouras que foram semeadas no final de maio e na primeira quinzena de junho apresentaram emergência altamente satisfatória e rápido desenvolvimento inicial. Algumas lavouras com plantio mais precoce já receberam adubação nitrogenada em cobertura. Até o momento, as condições fitossanitárias são consideradas adequadas. No entanto, a baixa disponibilidade de radiação solar e a alta umidade aumentam significativamente o risco de incidência de doenças fúngicas, principalmente nas áreas onde o trigo foi cultivado na safra anterior. Nesse sentido, parte dos produtores já está planejando o início das aplicações de fungicidas como medida preventiva.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.