CI

Tratamento consegue proteger repolho e aveia de bactéria

A bactéria Pseudomonas cannabina pv. alisalensis (Pcal) afeta ambas as culturas



Foto: Compre Rural

Pesquisadores da Universidade de Tsukuba descobriram que o tratamento com múltiplos aminoácidos protegeu as folhas de repolho e a aveia da infecção bacteriana por meio de uma resposta estomática. As doenças das plantas causam grandes danos à agricultura todos os anos, mas os meios usados para combatê-las às vezes criam problemas adicionais em vez de uma solução.

Variedades de repolho que variam de repolho branco a brócolis pertencem à  família Brassicaceae  , que inclui outras culturas economicamente importantes. A aveia, da  família dos cereais Poaceae  , também possui valor nutritivo, a importância da cultura é crescente com o entendimento dos benefícios da aveia para a saúde do solo; Além do rendimento de grãos, a aveia é considerada uma planta popular de cobertura do solo, reduzindo a erosão e enriquecendo o solo com nutrientes após a incorporação da biomassa.

A bactéria  Pseudomonas cannabina pv. alisalensis  (Pcal) afeta ambas as culturas. Na aveia, causa mancha bacteriana, no repolho, requeima. Alguns tratamentos comuns incluem fungicidas e antibióticos contendo cobre, que infelizmente estão perdendo sua eficácia: cepas resistentes de Pcal já foram encontradas. Cientistas da Universidade de Tsukuba decidiram criar uma ferramenta de controle biológico baseada no processamento de aminoácidos.

“Estudos anteriores mostraram que vários aminoácidos são capazes de induzir resistência a patógenos em plantas. No entanto, o uso de aminoácidos para combater doenças bacterianas não é bem compreendido. Neste estudo, pulverizamos folhas de repolho e aveia com aminoácidos, depois inoculamos Pcal de duas maneiras: spray e injeção de seringa. O uso de vários aminoácidos reduziu a população de bactérias e os sintomas da doença apenas no caso da pulverização do patógeno, o que levou a conclusões, diz o principal autor do estudo, professor Yasuhiro Ishiga. – A principal via de infecção da Pcal é através dos estômatos das plantas”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.